A indústria de IA e cloud tem discutido bastante com relação a medidas para evitar a disseminação de notícias falsas e garantir o rastreamento de conteúdos gerados por inteligência artificial.
- Ford estreia oferta de carro elétrico no Brasil com o Mustang Mach-E
- Ambulância conectada do Sírio-Libanês salva mais vidas com ajuda da tecnologia
No AWS re:Invent, evento da Amazon que estive cobrindo em Las Vegas na última semana, um detalhe chamou atenção: a empresa vai passar a disponibilizar, dentro da ferramenta Amazon Titan, uma "marca d´água digital" que traz a informação de que aquele conteúdo foi gerado artificialmente.
Dessa forma, será possível rastrear conteúdos e encontrar a origem da fake news. E vale até para o jornalismo: matérias escritas por IA serão facilmente detectáveis!
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Conversei sobre isso com Alex Coqueiro, Diretor de Tecnologia para América Latina, Canadá e Caribe / Public Sector na AWS. Confira no vídeo abaixo:
Bom, para que isso aconteça de forma massiva, é preciso que a indústria toda trabalhe em prol do mesmo objetivo, certo? Pois é o que está acontecendo: essa marca d´água é open source e, a partir de agora, todo serviço que rodar na AWS já trará esse selo. Em breve, é possível que outros grandes players de nuvem e IA adotem o selo também.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Rover da China encontra estruturas enterradas no solo de Marte
- Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos
- Herói do MCU se tornou oficialmente um vilão nos quadrinhos
- Bilhões de dispositivos Bluetooth estão vulneráveis, diz pesquisa
- Descobrimos como mãos e pés crescem na gestação — e você pode ver em vídeo!
- Galaxy S24 Ultra vaza em novas imagens e é comparado com S23 Ultra