GeForce RTX 4090 | Versão chinesa terá menos núcleos e TDP reduzido
Lucas Takashi Hagui
GeForce RTX 4090 | Versão chinesa terá menos núcleos e TDP reduzido

Após os rumores citarem um modelo da GeForce RTX 4090 voltado para o mercado chinês, evitando os banimentos dos Estados Unidos , novo rumor diz que a GPU terá CUDA cores, TDP reduzido e não permitirá overclocking.

De acordo com Benchlife, a GeForce RTX 4090D terá um TDP reduzido de 450W para 425W, não terá opção de overclocking e o chipset AD102-250 terá menos CUDA cores que o AD102-300 (padrão da RTX 4090 global). Essas medidas visam reduzir o desempenho para liberar GPUs de alto desempenho à China.

Outra informação é que esse modelo será vendido exclusivamente para a China em 2024, não disponível em nenhum outro país. Já de acordo com insider MEGAsizeGPU (@Zed__Wang), a RTX 4090D tem clock base de 2280 MHz, valor superior à RTX 4090 que tem 2235 MHz.

Bloqueio dos Estados Unidos

Em notícias recentes, a Secretária do Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, revelou que quer restringir ainda mais o acesso da China às GPUs de alto nível , usadas em inteligência artificial (IA). Ela ainda destacou que acompanha o mercado e está pronta para aplicar novas restrições imediatamente caso necessário.

Essa discussão é um grande problema para a NVIDIA, visto que a China é um dos principais mercados de placas de vídeo no mundo e a empresa não pode deixar de atender uma demanda tão grande – que poderia causar prejuízo. Esses conflitos políticos afetam não apenas China e Estados Unidos, mas também Taiwan, que é a maior fabricante de semicondutores do mundo. Isso porque a China considera o país como província rebelde e a ONU não o reconhece como país independente.

🛒 Compre a GeForce RTX 4090 no melhor preço!

🛒 Compre a GeForce RTX 4070 no melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!