Destaques da NASA: cometa, Lua, nebulosa e   nas fotos astronômicas da semana
Destaques da NASA: cometa, Lua, nebulosa e nas fotos astronômicas da semana

Preparado para conferir fotos destacadas pela NASA de sábado (2) a sexta-feira (8)? Desta vez, o espetáculo ficou por conta da Lua: nosso satélite natural apareceu em uma imagem tirada durante a missão Artemis I e em outra, capturada enquanto um avião voava pouco após o Sol nascer.

As demais fotos trazem nebulosas e raios cósmicos, além de um observatório centenário em Pequim, na China. Saiba mais sobre os objetos e eventos nas imagens e veja a galeria de fotos ao final da lista:

1. Observatório em Pequim, na China

O Antigo Observatório de Pequim ajudou astrônomos antigos do país a medir e monitorar as posições de estrelas com alta precisão. A foto do local mostra parte dos instrumentos astronômicos por lá, bem como o rastro brilhante deixado por estrelas e pela Lua.

Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Lua e vulcão Teide

O astrofotógrafo Daniel López capturou um vídeo incrível, que mostra a Lua parecendo mergulhar por trás do vulcão Teide, nas Ilhas Canárias, Espanha. Na sequência, nosso satélite natural parece ser maior do que costumamos ver no céu devido à lente telescópica usada.

2. Avião e Lua crescente

Uma das fotos mais belas desta semana foi tirada em Bolton, no Reino Unido, e traz a Lua parcialmente iluminada durante a fase crescente. A imagem ficou ainda mais especial por mostrar também um avião no céu, acompanhado por rastros de condensação avermelhados enquanto o Sol nascia.

📷 Leia mais : Lua crescente e avião são a foto astronômica de segunda-feira (4)

3. Descoberta da partícula Amaterasu

Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma partícula para lá de curiosa: ela recebeu o apelido Amaterasu e é milhões de vezes mais energética que as partículas produzidas no Grande Colisor de Hádrons, o acelerador de partículas mais potente já criado.

Enquanto estudavam suas origens, cientistas notaram que ela parece ter vindo de uma região vazia da nossa galáxia. O mais estranho é que não parece haver nada por lá que seja energético o suficiente para criar a partícula.

📷 Leia mais : Descoberta da partícula Amaterasu é a foto astronômica de terça-feira (5)

4. Nebulosa Carina

A Nebulosa Carina foi registrada peloo telescópio Hubble. Esta paisagem cósmica tem partículas de poeira e estrelas jovens, cuja luz energética evapora os berçários estelares na região. Ela fica a 7.500 anos-luz da Terra, e em alguns milhões de anos, seus pilares de poeira devem desaparecer.

📷 Leia mais : Nebulosa Carina é a foto astronômica de quarta-feira (6)

5. Oceanus Procellarum

Foi no ano passado que a NASA lançou a missão Artemis I, levando a cápsula Orion sem tripulação em uma viagem ao redor da Lua. Várias fotos foram feitas durante a missão, e uma delas mostra parte da espaçonave acompanhada por Oceanus Procellarum, ou Oceano das Tormentas. Esta formação é a maior de todos os mares lunares, medindo 2.500 km de extensão.

📷 Leia mais : Oceanus Procellarum é a foto astronômica de quinta-feira (7)

6. Cometa do Diabo e estrela Vega

A estrela Vega é a mais brilhante da constelação Lira. Localizada a apenas 25 anos-luz da Terra, esta estrela tem 450 milhões de anos e é considerada a quinta mais brilhante do céu. Ela foi fotografada junto do cometa 12P/Pons-Brooks, que ficou popularmente conhecido como Cometa do Diabo devido ao seu coma, que para alguns, lembra o formato de chifres.

📷 Leia mais : Cometa do Diabo e estrela Vega são a foto astronômica de quinta-feira (8)