BYD Dolphin Mini | Carro elétrico barato tem data para chegar ao Brasil
Paulo Amaral
BYD Dolphin Mini | Carro elétrico barato tem data para chegar ao Brasil

Lançado pela BYD no mercado da Ásia como Seagull em abril, o carro elétrico popular da montadora já emplacou mais de 200 mil unidades e tem chegada ao Brasil programada para 2024, mas virá para cá com um nome diferente.

Empolgada com o sucesso do Dolphin , elétrico mais vendido por aqui nos meses de setembro e outubro de 2023, a montadora resolveu rebatizar o Seagull. A ideia, claro, é “surfar na onda” de sucesso trilhada pelo outro hatch elétrico.

Segundo informações do jornalista Jorge Moraes, colunista do UOL, o subcompacto da marca chinesa será lançado no Brasil (e em outros mercados da América Latina) como Dolphin Mini, em uma clara alusão de que o elétrico oferecerá tudo que o Dolphin tem de melhor, mas em um tamanho menor e com preço mais acessível.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Como é o Dolphin Mini?

O Seagull, que passará a ser conhecido como Dolphin Mini, tem um layout um pouco diferente do design do irmão, mas igualmente atraente. As dimensões são um pouco menores do que a de um Renault Kwid em termos de comprimento (3,78 m x 3,88 m), e similares às encontradas no Hyundai HB20 na distância entre-eixos (2,50 m x 2,53 m).

Em termos de motorização e autonomia, o que foi divulgado é que o Dolphin Mini tem um motor elétrico de 74cv de potência (55 kW) e 13,7 kgf/m de torque, com velocidade máxima limitada a 130 km/h.

O subcompacto elétrico tem duas opções diferentes no que diz respeito ao conjunto de baterias Blade (as mesmas dos outros modelos da marca). A primeira é de 30 kWh (305 km de autonomia) e a segunda de 38,8 kWh (405 km de autonomia pelo ciclo chinês). Não se sabe, porém, qual será a composição que virá ao Brasil.

Por dentro, o visual do Dolphin Mini é siimilar ao do modelo tradicional, com destaque para o quadro de instrumentos 100% digital e, claro, para a inconfundível central giratória, nesse caso de 10,8 polegadas.

BYD Dolphin Mini: preço e disponibilidade

A BYD ainda não divulgou oficialmente qual será o preço do Dolphin Mini no Brasil, mas a tendência é que ele seja lançado na faixa dos R$ 100 mil para brigar não apenas com modelos do segmento, como Renault Kwid E-Tech e JAC E-JS1, mas também com rivais a combustão, como o Volkswagen Polo Track, o Chevrolet Onix e o Fiat Mobi.

O pequeno hatch elétrico será lançado no país entre janeiro e fevereiro de 2024, com as vendas iniciadas em março, ainda com modelos importados. O Dolphin Mini, futuramente, também será produzido nas instalações da BYD em Camaçari , na Bahia, ao lado do Dolphin, do Yuan Plus e do Song Plus DM-i .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!