A Ford Ranger Raptor estreia no Brasil e praticamente inaugura o segmento de caminhonetes realmente esportivas em nosso mercado. Isso acontece porque mesmo que modelos como a RAM 1500 Rebel e a Toyota Hilux GR-Sport tenham certo apelo, é no modelo da fabricante norte-americana que temos um produto verdadeiramente construído pensando na performance.
- Ford Ranger 2024 | 5 diferenças entre as versões do Brasil e EUA
- Ford Ranger Raptor é caminhonete mais rápida do Brasil e sobe até paredes
Esqueça tudo o que você sabe sobre a Ford Ranger convencional por aqui. Suspensão, motor, sistemas eletrônicos, modos de condução, acabamento e até as capacidades off-road (isso aqui, principalmente) estão em outro patamar, com ajustes muito mais avançados e tecnológicos.
O Canaltech foi até o Campo de Provas da Ford , em Tatuí/SP, para experimentar a Ford Ranger Raptor em terrenos de estrada e fora de estrada, e vai te contar como foi a experiência e ver se a caminhonete honra o nome do famoso dinossauro.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
Ford Ranger Raptor: primeiras impressões
A foto acima não engana. Foi complicado fazer o clique da Ford Ranger Raptor quando ela está despejando toda a sua potência. E foi fácil de entender toda a capacidade dessa caminhonete com poucas horas ao volante.
A Ranger Raptor é um carro completamente novo, com pouquíssimas coisas herdadas da versão "civil" da picape — talvez só o nome. Tudo aqui é pensado para trazer o máximo de esportividade, sobretudo no ambiente off-road, que é onde esse produto mais vai demonstrar do que é capaz.
Tratamos de acelerar a Ranger Raptor na pista de alta velocidade da Ford e fomos surpreendidos. O motor 3.0 V6 Biturbo de 397cv e 59,4 kgf/m de torque (a gasolina) funciona de maneira estranhamente lisa e o ganho de velocidade é fácil, mesmo com o peso de mais de duas toneladas da picape. Para sentir mais o propulsor fungando no seu cangote, ligamos o modo "Baja", que torna tudo mais divertido e sonoro.
A enorme reta que a Ford proporcionou para que acelerássemos esse carro com tudo permitiu que pudéssemos atingir os 180km/h com enorme facilidade e sem tremores ou sensação de insegurança. A construção do chassi, somado ao sistema de suspensão ativa funcionam a todo momento para que você consiga tirar tudo o que esse conjunto pode oferecer.
Nas curvas, mesmo sendo uma caminhonete alta e com pneu de 33 polegadas, tudo foi feito sem muita rolagem, algo que também surpreende. No trajeto off-road, por sua vez, a Ranger Raptor foi ainda mais empolgante, e tudo isso em alta velocidade. Geralmente, em testes de picapes 4x4, precisamos ser um pouco mais contidos, mas aqui não foi o caso.
Alcançamos altíssima velocidade também em trechos de terra, efetuando curvas e passando por terrenos bem oscilantes. De novo: a suspensão é a grande estrela por aqui, além dos pneus, que proporcionam enorme aderência, principalmente com o modo de condução certo para o momento.
Resta saber como será o uso da picape no dia a dia, mas, pelo menos quando a levamos ao limite, tudo pareceu muito natural e acompanhado de tecnologia. Hoje, o destino da tecnologia e da performance seguem o mesmo caminho.
O que esperar da picape esportiva?
A Ford já anunciou que o primeiro lote com 400 unidades da Ranger Raptor está esgotado e foi vendido em poucas horas. Isso mostra que há uma demanda por caminhonetes de performance no Brasil e este modelo, pelo menos por enquanto, será o único capaz de entregar desempenho de esportivo e capacidades off-road quase que inigualáveis no mercado nacional.
A Ford Ranger Raptor pode ser encomendada nos mais de 100 pontos de venda da Ford no Brasil por R$ 448.600.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- A Fantástica Fábrica de Chocolate | Como está o elenco hoje em dia?
- O que está acontecendo com a Xiaomi?
- Meteoro 40 vezes mais rápido que avião é registrado em SC e SP
- Crítica O Mundo Depois de Nós | Em meio ao caos, em quem podemos confiar?
- Google Gemini pede a usuários que pesquisem respostas por conta
- Galaxy Fit 3 não deve ser anunciada junto do Galaxy S24 em janeiro