Xiaomi 13 Ultra tem desempenho mediano em teste de selfies do DXOMARK
Renan da Silva Dores
Xiaomi 13 Ultra tem desempenho mediano em teste de selfies do DXOMARK

Cerca de oito meses depois de chegar às lojas , o Xiaomi 13 Ultra finalmente teve o desempenho da câmera frontal avaliado pelos especialistas do site DXOMARK . Seguindo os resultados das lentes principais, que não convenceram a equipe do portal, a lente de selfies entregou qualidade de imagem mediana distante de rivais ultrapremium, ainda que haja algumas vantagens curiosas mesmo quando a comparação é feita com concorrentes mais avançados.

Xiaomi 13 Ultra tem boa estabilização

A câmera de selfies do Xiaomi 13 Ultra não foge do padrão em termos de especificações — o aparelho premium da gigante emprega uma lente de 32 MP, com abertura de f/2.0 e campo de visão que pode ser ampliado para registrar uma área maior da cena. O ponto mais peculiar que separa o modelo de outros celulares avançados é a capacidade limitada de fazer gravações em 1080P a 30 FPS, contra 4K a 60 FPS dos rivais, aspecto que não chega a ser citado pelo DXOMARK , mas que deve ser considerado na hora da compra.

De acordo com os especialistas, a solução da Xiaomi se destaca por trazer um bom equilíbrio entre ruído e nível de detalhes nas fotos e vídeos, além de boa estabilização, tanto ao segurar o aparelho com firmeza, quanto ao se movimentar. Fora isso, o site indica que o flagship entrega boa exposição na maioria das condições de luz.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Já entre os pontos negativos, o Xiaomi 13 Ultra sofre com compressão intensa de tonalidades em fotografias feitas contra pontos fortes de luz, alcance dinâmico limitado que resulta em estouro de áreas de maior luminosidade, e a intensidade dos efeitos de embelezamento, que deixam as texturas da pele das pessoas fotografadas com aparência nada realista.

Xiaomi 13 Ultra: mediano com destaques

Obtendo média de 128 pontos, o Xiaomi 13 Ultra passa longe dos melhores smartphones de 2023 no departamento de selfies, ficando posiciondo próximo a topos de linha já bastante antigos, como o Galaxy S10 Plus com Exynos e Galaxy Note 20 Ultra com Snapdragon. Seu desempenho foi taxado como "decente", apesar de haver melhorias significativas frente ao antecessor, o Xiaomi 12S Ultra.

Os especialistas citam como as cores, a exposição e a estabilização foram três dos pontos mais aprimorados, mesmo que certos problemas persistam, incluindo profundidade de campo limitada e compressão forte de tonalidades em cenas com luz mais desafiadora.

Um dos pontos mais interessantes da avaliação do DXOMARK é que o flagship premium da Xiaomi consegue apresentar algumas vantagens quando comparado a celulares mais avançados. O aparelho tem mais controle de artefatos que o Huawei Mate 50 Pro , e embarca melhor redução de ruído enquanto traz melhores resultados com o flash ativado em comparação ao iPhone 14 Pro , por exemplo.

Lançado globalmente em abril deste ano, o Xiaomi 13 Ultra promete ser "uma câmera que é smartphone". Além do sistema potente de lentes traseiras, o topo de linha chama atenção pelo processamento com Snapdragon 8 Gen 2, tela AMOLED Quad HD+ com taxa de atualização de 120 Hz e pico de brilho de 2.600 nits, e bateria de 5.000 mAh com recarga rápida de 90 W. O telefone está à venda na Europa por € 1.499,99 (~R$ 7.980), e infelizmente não possui previsão de estreia no Brasil.

Xiaomi 13 Ultra: ficha técnica

  • Tela: AMOLED Huaxing C7 de 6,78 polegadas, resolução Quad HD+ de 3200 x 1440 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz, escurecimento PWM de 1.920 Hz, HDR com HDR10+ e Dolby Vision, pico de brilho de 2.600 nits
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
  • Memória RAM: 12 GB LPDDR5X
  • Armazenamento interno: 512 GB UFS 4.0
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX989 de 1 polegada, f/1.9-f/4.0, recorte de 2x, PDAF, OIS) + 50 MP (Ultrawide, f/1.8, 122°) + 50 MP (Telefoto, f/1.8, zoom óptico de 3,2x, PDAF, OIS) + 50 MP (Telefoto Periscópio, f/3.0, zoom óptico de 5x, recorte de 10x, zoom digital de 120x, PDAF, OIS)
  • Câmera frontal: 32 MP (f/2.0)
  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 90 W
  • Dimensões: 163,2 x 74,6 x 9,6 mm
  • Peso: 239 g
  • Extras: 5G, Wi-Fi 7 Tri Band, Bluetooth 5.3, NFC, USB-C 3.2 Gen 1 (5 Gbps), leitor de digitais óptico sob o display, carregamento sem fio de 50 W e reverso de 10 W, som estéreo com Dolby Atmos, certificação IP68
  • Cores disponíveis: preto, verde-oliva, amarelo, azul e laranja
  • Sistema operacional: Android 13, sob a MIUI 14

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!