China usa foguete com metano para lançar satélites pela 1ª vez
Danielle Cassita
China usa foguete com metano para lançar satélites pela 1ª vez

A empresa LandSpace Technology lançou no sábado (9) três satélites com o foguete Zhuque-2 Y-3, alimentado por metano e oxigênio líquido. A missão representa um avanço importante para a companhia, que saiu à frente de rivais — por exemplo, os foguetes Falcon 9, da SpaceX , são alimentados por querosene e oxigênio líquido, enquanto o metano é uma opção mais sustentável.

O foguete Zhuque-2 Y-3 foi lançado do Centro de Lançamentos de Satélites Jiuquan, no Deserto de Gobi. O veículo levou ao espaço os satélites Honghu, Honghu-2 e Tianyi-33 — este era da startup chinesa Spacety, que trabalha com tecnologias da Hongqing.

Abaixo, você confere uma foto do lançamento:

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

O sucesso do lançamento foi confirmado cerca de uma hora depois. Segundo a LandSpace, os três satélites foram posicionados em órbitas a 460 km de altitude, e dois deles vão fazer parte de uma constelação na órbita baixa da Terra .

Esta foi a primeira vez em que a LandSpace enviou satélites para a órbita com o Zhuque-2. A empresa já havia feito uma tentativa de lançamento do seu foguete em 2022, mas uma falha fez com que os satélites fossem perdidos; já em julho de 2023, a LandSpace lançou o veículo pela primeira vez, mas sem cargas úteis a bordo.

Com o sucesso da missão, a LandSpace pode receber maior apoio de investidores para continuar usando o metano em seus foguetes. Além de permitir redução de custos, o metano é menos nocivo para o meio ambiente se comparado aos propelentes líquidos convencionais.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!