Qual é a verdadeira rival da Chevrolet Montana?
Felipe Ribeiro
Qual é a verdadeira rival da Chevrolet Montana?

A Chevrolet Montana chegou no início de 2023 para ser, segundo a General Motors, um SUV com caçamba, uma picape pensada para atuar somente em ambiente urbano e com características indicando somente esse uso. As vendas, pelo menos até o momento, são boas, mas ainda estão longe das líderes dos segmentos de compactas e intermediárias .

No acumulado de 2023, a Montana emplacou 27.536 unidades, contra 41.317 da recém-reestilizada VW Saveiro , 46.597 da Fiat Toro , apenas 1.499 da Ford Maverick , 11.375 da Renault Oroch e espantosos 110.028 da Fiat Strada , que acabou de ganhar motor turbo e ficou ainda mais atraente. Fica claro que há espaço para crescer, sobretudo se considerarmos a larga vantagem que a Strada conseguiu, quase imbatível devido às aptidões de trabalho.

Com tantos players considerados concorrentes, como detectar qual é a principal rival da Chevrolet Montana entre as picapes intermediárias e compactas? Para isso, teremos que recorrer às fichas técnicas e a uma análise de cada produto.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Porte e capacidades

Vamos desconsiderar o que achamos que a Chevrolet Montana deveria ter feito e ficar com o que ela, de fato, trouxe, comparando com as versões mais equipadas de cada modelo. Aqui temos uma caminhonete estilosa, com ótima dirigibilidade e bem ágil para o uso urbano. Há conectividade e a caçamba é um verdadeiro porta-malas ambulante, com muita segurança e espaço.

Com medidas de 4,71m de comprimento, 1,79m de largura, 2,99m de entre-eixos e 1,65m de altura, a Montana parece muito mais próxima da Oroch do que da Toro. As medidas da caminhonete francesa, pelo menos no comprimento, são iguais, com a Toro maior em pouco mais de 20cm.

Já a Strada, perde em tamanho para a Montana, com seus 4,44m de comprimento, mas tem espaço interno semelhante e consegue levar mais carga na caçamba (650kg contra 600kg). A Saveiro, com apenas duas portas, é um pouco maior do que a Strada, mas não é um projeto, nem de longe, moderno o suficiente para atrair a clientela da Montana. Nessa equação, a Maverick, que tem porte quase de caminhonete média, nem pode entrar nessa briga.

Pelo tamanho, Renault Oroch e Fiat Strada são as concorrentes mais próximas, mas todas — até a Saveiro — são mais capazes do ponto de vista operacional.

Desempenho

Novamente vamos ter que remover a Maverick da jogada. A picape intermediária da Ford tem um motor 2.0 turbo de 253cv e não parece precisar entrar nessa equação de desempenho. Sendo assim, vamos às demais.

A Chevrolet Montana vem com o competente 1.2 turbo, que lhe rende 133cv e 21,4 kgf/m, suficientes para levá-la de 0 a 100 km/h em apenas 10,1s. Os números de potência variam, mas as concorrentes apresentam performance semelhante.

A Toro, com seu 1.3 turbo de 185cv e 27,5 kgf/m, é a mais potente, porém a mais lenta no 0 a 100 km/h (10,7s), muito em função do seu peso de 1.670kg. A Renault Oroch foi renovada com seu motor 1.3 turboflex de 170cv e 27,5 kgf/m, e anda muito bem em qualquer função, cumprindo o mesmo percurso em 9,8s. Já a Strada, com o 1.0 turbo de 130cv e 20,4 kgf/m, se aproveita por ser a mais leve entre todas e faz o 0 a 100 km/h em 9,5s. Saveiro, com o antigo 1.6 de 116cv, faz isso em 10,2s.

Dinamicamente, quem se aproxima mais da Montana seja em dirigibilidade, seja nas arrancadas acima, são, novamente, Oroch e Strada.

Equipamento e convívio

A Chevrolet Montana nas versões topo de gama entrega um pacote de equipamentos apenas razoável, que a coloca em patamar de inferioridade até mesmo contra versões intermediárias de Toro e Maverick. A ausência de um sistema ADAS mais completo a aproxima, por exemplo, de Strada e Oroch novamente.

No uso diário, o convívio com a Montana lembra, e muito, com a de um SUV, características que sentimos muito mais com a Strada e Oroch do que com Toro e Maverick, e isso comprova sua melhor aptidão para a cidade do que para o fora de estrada.

Quem é a rival da Chevrolet Montana?

Ainda faremos comparativos mais diretos entre a Chevy Montana e modelos como Strada, Saveiro e Toro, mas o convívio com esses modelos deixa bem claro que a caminhonete intermediária está em um ambiente mais condizente com o que oferece quando compete com a Renault Oroch e a Fiat Strada, esta última nas versões topo de gama.

Com porte, desempenho, equipamentos e propostas parecidas, essas caminhonetes brigam pela mesma fatia de clientes, sobretudo se considerarmos os preços de suas versões mais completas.

Caminhonetes intermediárias e compactas: preços e versões
Modelo Versão Preço
Chevrolet Montana RS R$ 151.890
Fiat Toro Volcano R$ 178.590
Renault Oroch Outsider 1.3 CVT R$ 146.900
Fiat Strada Ultra CVT R$ 132.990
Ford Maverick FX4 R$ 224.890
Volkswagen Saveiro Extreme CD R$ 114.580

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!