GM desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros
Paulo Amaral
GM desiste do Apple CarPlay e Android Auto em seus carros

Os carros da General Motors podem, em um futuro próximo, não oferecer mais emparelhamento com Apple CarPlay e Android Auto . O motivo alegado por Tim Babbitt, chefe de produto de infotenimento da GM, ao pessoal do MotorTrend foi, no mínimo, inusitado.

De acordo com o executivo da montadora, a decisão não tem qualquer relação com a adesão ao Android Automotive , que já é utilizado como sistema operacional padrão em alguns carros da marca, como o próprio Canaltech conferiu durante testes com o Caddilac Lyriq , em viagem recente aos Estados Unidos.

Babbitt alegou que a GM estuda abandonar o emparelhamento com Android Auto e Apple CarPlay por preocupações com a segurança dos usuários. Segundo o chefe de produto de infotenimento da montadora, ambos os sistemas apresentam falhas constantes de conexão, respostas lentas e renderizações ruins.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Esses pontos, na visão do executivo, acabam obrigando o motorista a olhar para a tela do celular com frequência. Com isso, ele deixa de prestar a devida atenção à via em que está dirigindo, colocando em risco a própria segurança e a dos demais.

GM trabalha em sistema próprio

A solução que vem sendo trabalhada pela GM para não deixar os usuários órfãos dos excelentes recursos oferecidos pelos sistemas operacionais mais tradicionais chama-se Ultifi, um software de infotenimento criado pela própria empresa.

O Ultifi reúne, de maneira nativa, alguns dos principais aplicativos oferecidos pelos demais, como Spotify , Google Assistant ou Google Maps, mas com a garantia de uma conexão segura e sem falhas provocadas pelo emparelhamento sem fio.

O passo inicial para “abandonar” Apple CarPlay e Android Auto foi dado no fim de abril, com a entrada da marca na Fundação Eclipse, coalizão responsável por desenvolver códigos abertos para software de veículos. Além da GM, BMW , Mercedes-Benz e Toyota também fazem parte do grupo.

A GM propôs a criação do chamado uProtocol, plataforma que permitiria a comunicação padronizada entre dois ou mais programas, independentemente do sistema operacional ou hardware em que fosse executada. O novo sistema funcionaria por assinatura, com um tempo inicial gratuito para degustação.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!