NVIDIA vai acabar com placas de vídeo da linha GTX 16 em 2024
Felipe Vidal
NVIDIA vai acabar com placas de vídeo da linha GTX 16 em 2024

Após anos de estrada nos segmentos de entrada e intermediário, a NVIDIA deve descontinuar todo o restante da geração GTX 16 de placas de vídeo . O movimento inclui as famosas GTX 1650 e GTX 1630, ainda disponíveis amplamente no mercado brasileiro, e vai dar fim ao clássico nome GTX que acompanhou as GPUs do lado verde por tantos anos.

A informação foi revelada no Chinese Board Channels Forum, popular fórum de informações sobre tecnologia que já acertou vários rumores em 2022. Segundo fontes, a NVIDIA pretende encerrar totalmente a produção das GTX 1660 SUPER, GTX 1660 Ti, GTX 1660, GTX 1650 Ti, GTX 1650 SUPER e a GTX 1630 ao decorrer do primeiro trimestre de 2024.

Até lá, as fabricantes parceiras podem continuar vendendo os produtos normalmente, mas quando esses chips forem deixados de lado, as lojas e fabricantes vão recorrer aos seus últimos estoques, sem reposição. Esse certamente será um cenário que vai mexer bastante com o segmento de entrada, uma vez que devemos esperar por grandes promoções de queima de estoque para essas placas.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

O fim das GeForce GTX 16

A descontinuidade das placas de vídeo GeForce GTX 16 não é exatamente uma surpresa. Grande parte dos modelos foi introduzido em 2018 ou 2019 com a arquitetura Turing, que também originou a primeira linha de placas RTX 2000 no mesmo período. Na verdade, a NVIDIA já havia jogado a primeira - e segunda - pá de cal em modelos como a GTX 1660 e suas variantes, mantendo principalmente a GTX 1650 em ampla comercialização.

Inclusive, a GTX 1650 já chegou a ocupar o pódio de placas de vídeo mais utilizadas na Steam , enquanto a GTX 1660 SUPER também entrava no top 10. Porém, o baixo desempenho atual dessas placas fez com que a recomendação desses modelos ficasse bem inviável a partir de 2023, uma vez que produtos como a Radeon RX 6600 mantiveram preços bem competitivos após a crise dos chips.

Embora a fonte original tenha boa credibilidade na indústria, a informação ainda precisa ser tratada como rumor até que uma confirmação oficial seja feita. Em casos de produtos descontinuados, as empresas não costumam emitir comunicados, então se isso acontecer, deve ser um processo que veremos aos poucos nos próximos meses.

🛒Compre a Radeon RX 6600 CLD AsRock com preço baixo na Kabum!

🛒Compre a GeForce RTX 4060 1-Click OC 1X Galax em oferta na Kabum!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!