Foto do James Webb está entre as melhores do ano na revista Nature
Foto do James Webb está entre as melhores do ano na revista Nature

A revista científica Nature revelou a seleção das melhores fotos científicas de 2023. Entre os registros, está uma imagem capturada pelo telescópio James Webb , da NASA , que mostra estrelas nascendo em Rho Ophiuchi, um complexo de nuvens a apenas 390 anos-luz da Terra.

“O telescópio James Webb continuou maravilhando em 2023, com algumas das fotos do espaço mais espetaculares já vistas", escreveram os membros da revista. E de fato: a foto de Rho Ophiuchi , o berçário estelar mais próximo da Terra, foi comparada pela equipe a uma obra do pintor impressionista Claude Monet.

Confira:

Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Sua textura etérea evoca aquela dos pintores impressionistas", escreveram os membros da Nature. As áreas avermelhadas são jatos de hidrogênio gasoso liberado por estrelas jovens, que iluminam o gás interestelar. Já a cavidade brilhante na foto é feita pelos ventos estelares, também vindos das estrelas recém-formadas.

Outra foto impressionante destacada pela Nature foi feita pelo fotógrafo John Kraus e mostra o primeiro lançamento do foguete Terran 1 , da Relativity Space, que tem 85% de sua estrutura feita por impressão 3D. O veículo não conseguiu alcançar a órbita, mas cumpriu os objetivos da sua missão e foi além deles.

Abaixo, você confere a imagem do lançamento:

Quando foi lançado, o foguete deixou uma pluma colorida. “É uma grande honra, Nature, obrigado”, comemorou ele em uma publicação no X, o antigo Twitter .

“Mais perto de casa, fotógrafos e pesquisadores capturaram espécies desconhecidas e cenas microscópicas”, acrescentaram os editores da Nature. As demais imagens revelam aves, a lava expelida pela erupção do vulcão Kīlauea e muito mais.

Para conferir a seleção completa das fotos, é só acessar o site da revista Nature .