7 séries para quem ficou órfão de The Crown
Paulinha Alves
7 séries para quem ficou órfão de The Crown

Após seis temporadas, The Crown finalmente chegou ao fim. A série criada e escrita por Peter Morgan que acompanha a vida da Rainha Elizabeth II desde sua coroação, na década de 1940, até a metade dos anos 2000 teve seus últimos seis episódios lançados na última quinta-feira (14) na plataforma e deixou um vácuo no coração do público que se acostumou a acompanhar a vida de Betinha e seus familiares de perto.

Muito aclamada pela crítica e pelo público, a produção conquistou uma legião de fãs desde sua estreia em 2016, o que torna esse encerramento ainda mais amargo para o público. Se você é um desses admiradores que mal deu play no último episódio e já está com saudades do show, o Canaltech montou uma lista de 7 séries para quem ficou órfão de The Crown .

A seleção traz documentários e produções ficcionais sobre a coroa britânica, como as séries Harry e Meghan e The Tudors , mas também contempla títulos baseados em outras monarquias e famílias históricas, como Catherine the Great e Os Bórgias .

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

7. Harry e Meghan

Série documental de seis episódios, Harry e Meghan é uma produção da Netflix lançada em 2022. Ideal para quem terminou The Crown querendo saber mais sobre o filho caçula da Princesa Diana (mostrado no show muito pouco em comparação ao irmão), a produção se debruça especialmente sobre sua relação com a atriz norte-americana Meghan Markle, também conhecida como Duquesa de Sussex.

No documentário, é possível acompanhar todo o envolvimento do casal, desde o momento em que se conheceram e casaram até o derradeiro afastamento da Família Real. A produção fala também sobre as acuações de racismo e preconceito levantadas por Meghan contra a realeza, além de mostrar o assédio da mídia em torno de sua relação com Harry.

Harry e Meghan está disponível na Netflix.

6. The Royal House of Windsor

Outra série documental que pode ser bem interessante para os fãs de The Crown é The Royal House of Windsor , produção de 2017 do Channel 4. Feita em comemoração ao 100º aniversário da fundação da Casa de Windsor, a séria mostra a história da monarquia britânica desde o fim da Primeira Guerra Mundial, período que não chega a ser retratado na série da Netflix.

Dividida em seis episódios, a produção utiliza gravações históricas, cartas e fotos de arquivo para recontar os 100 anos da dinastia. Além disso, ela mostra arquivos pessoais e exclusivos da família real, que permitem visualizar um pouco mais da intimidade e dos segredos da coroa.

The Royal House of Windsor não está disponível em nenhum streaming ou plataforma digital.

5. The Tudors

Para quem deseja voltar ainda mais no tempo, The Tudors pode ser uma ótima pedida. Lançada pelo canal Showtime, a série ficcional de quatro temporadas é baseada na história de Henrique VIII, Rei da Inglaterra entre 1509 e 1547. Criada por Michael Hirst, ela se concentra principalmente nos primeiros anos de seu reinado, um período bastante turbulento do país.

Estrelada por Jonathan Rhys Meyers, que dá vida ao monarca, a série mostra ainda outras importantes figuras históricas do período como Carlos Brandon, Duque de Suffolk (Henry Cavill), Catarina de Aragão (Maria Doyle Kennedy) e Ana Bolena (Natalie Dormer) — essas duas últimas, as mais famosas esposas do rei.

The Tudors está disponível no Claro TV+.

4. The Windsors

Sitcom britânico, The Windsors é uma produção do Channel 4 que parodia a vida da família real britânica. Composta por três temporadas, a série tira sarro de teorias e plots imaginários (e nada lisonjeiros) sobre a monarquia, como o desejo de Camilla em se tornar rainha e a inveja de Pippa Middleton de sua irmã Kate.

Criada por George Jeffrie e Bert Tyler-Moore, a produção apela para o humor besteirol e escrachado, mostrando a coroa de um jeito como você nunca viu antes. Fazem parte do seu elenco nomes como Harry Enfield, Haydn Gwynne e Hugh Skinner.

The Windsors está disponível na Netflix.

3. Catherine the Great

Outra monarquia marcada por escândalos e jogos de poder é a retratada em Catherine the Great , minissérie original da HBO. Lançada em 2019, ela gira em torno da Imperatriz da Rússia, Catarina II, a Grande, monarca que reinou no país de 1762 até 1796 e foi responsável por transformar a Rússia em uma grande potência internacional.

Com uma temporada de quatro episódios, a minissérie segue os passos de uma das figuras mais poderosas da História, considerada até hoje uma das déspotas mais esclarecidas, inteligentes e sexualmente livre. Estrelada por Helen Mirren (que também já deu vida a Rainha Elizabeth II no filme A Rainha ), a produção cobre principalmente os últimos anos da czarina no poder.

Catherine the Great está disponível no Star+.

2. The Great

Para quem, no entanto, que conhecer mais da ascensão de Catarina ao trono, só que de um jeito cômico e satírico, The Great é uma ótima opção. Original do Hulu, a série criada por Tony McNamara com base em sua peça de 2008 não tem pretensão alguma de ser precisamente histórica, inclusive brincando com o “verdadeiro” e o distorcido a todo momento.

Protagonizada por Elle Fanning, ela segue os passos da futura imperatriz quando ela ainda é uma adolescente e se prepara para casar com o perigoso e depravado Pedro III (Nicholas Hoult), a quem deseja matar. Composta por três temporadas, a série chegou a ser indicada em algumas das principais premiações da indústria, como o Emmy e o Globo de Ouro.

The Great está disponível no canal Lionsgate+ do Globoplay.

1. Os Bórgias

A última indicação dessa lista, embora não seja de uma família de monarcas, é de uma das dinastias mais importantes do período do Renascimento, lembrada até hoje por seus crimes, nepotismo e escândalos. Os Bórgias , série criada por Neil Jordan, segue os passos da família espanhola Bórgia, um clã que ascendeu ao clero da Igreja Católica e se tornou politicamente muito importante na Itália durante os séculos XV e XVI.

A série, que mostra a história de subornos, assassinatos, corrupção e extorsão feitos pela família, é protagonizado por Jeremy Irons (Rodrigo Bórgia/Papa Alexandre VI), François Arnaud (César Bórgia) e Holliday Grainger (Lucrécia Bórgia). Lançada em 2011, ela é composta por três temporadas.

Os Bórgias está disponível no Star+.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!