Quem usa TikTok gasta mais dinheiro com música, mostra estudo
Guilherme Haas
Quem usa TikTok gasta mais dinheiro com música, mostra estudo

Um estudo publicado recentemente pelo TikTok revela uma relação direta entre o uso do aplicativo de vídeos curtos e o consumo maior de produtos relacionados a música, seja com plataformas de streaming, shows ao vivo ou compra de mercadorias de artistas. O relatório "Music Impact" foi elaborado pela Luminate a partir de dados dos consumidores de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Indonésia no período de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023.

O estudo foi encomendado com o objetivo de avaliar o impacto do TiKTok sobre a indústria da música, especialmente no que se refere à descoberta de novas músicas e à contribuição em receita para esse mercado.

TikTok gera uso de serviços de streaming

O relatório revela que o público que utiliza o TikTok está também mais conectado em plataformas de streaming de música. Entre os brasileiros, 92% dos usuários do TikTok usam algum serviço de streaming em comparação com 84% da média dos consumidores do país.

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Os dados do estudo mostram ainda que as pessoas que acessam a plataforma de vídeos curtos têm 37% mais chance do que o consumidor médio de pagar por um serviço de streaming musical.

A descoberta de música também é uma característica de consumo do público do TikTok. Entre os brasileiros, o índice de probabilidade de conhecer novas músicas é 28% maior do que o consumidor comum. Além disso, esses usuários são mais propensos a ouvir músicas internacionais do que a média dos ouvintes.

O interesse por musicais internacionais aparece também na análise de dados sobre a preferência desse público ao configurar suas contas em plataformas de streaming. No Brasil, 64% das pessoas que usam o TikTok priorizam o acesso a artistas globais ao se cadastrarem nesses serviços.

TikTok impulsiona consumo de música

Além da descoberta de músicas e do uso de plataformas de streaming, o TikTok também gera impacto para a indústria com a maior participação do público em eventos de música ao vivo e a compra de mercadores de seus artistas favoritos.

De acordo com o relatório, mais de um terço dos usuários da plataforma de vídeos curtos, em cada mercado analisado, compareceu a um evento de música ao vivo nos últimos 12 meses e mais de um terço comprou mercadorias de artistas no mesmo período.

No Brasil, 59% dos usuários do TikTok compareceram a um evento de música ao vivo e 49% compraram produtos de artistas nos últimos 12 meses, em comparação com 47% e 35% dos ouvintes de música em geral, respectivamente.

O público do TikTok também é mais propenso a realizar compras relacionadas com o mercado de música, incluindo formatos físicos, cartões-presente e assinaturas premium. Entre os brasileiros essa característica é ainda mais acentuada: o gasto com cartões-presente é quase duas vezes maior do que em outros países. Além disso, o público brasileiro que acessa o TikTok gasta 23% a mais em compras relacionadas à música em comparação com o consumidor comum.

Metodologia

Para a elaboração do relatório foram realizadas entrevistas com os consumidores dos países selecionados com uma base representativa em termos de idade, gênero e geografia da população. No Brasil, foram entrevistados 1,5 mil pessoas e 572 usuários do TikTok.

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