Chimpanzés reconhecem rostos familiares após décadas
Nathan Vieira
Chimpanzés reconhecem rostos familiares após décadas

Em estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences na última segunda-feira (18), pesquisadores da Emory University (EUA) revelaram que chimpanzés são capazes de lembrar os rostos de amigos ou familiares mesmo quando houver décadas sem contato.

O artigo traz a história da chimpazé Louise, que não via a irmã e o sobrinho há 26 anos, mas no momento em que os viu na tela do computador, reconheceu, olhando fixamente para seus rostos. A ideia do estudo é mostrar que a capacidade de memória social de longo prazo não é exclusiva dos seres humanos.

Para o estudo, os cientistas usaram rastreadores oculares e câmeras infravermelhas para mapear de forma não invasiva o olhar dos chimpanzés enquanto viam imagens de pessoas ou objetos. Ao todo, 26 chimpanzés participaram do estudo.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

A equipe mostrou aos animais fotos dos rostos de dois chimpanzés colocados lado a lado na tela ao mesmo tempo. Algumas imagens eram de completos estranhos, enquanto algumas eram de amigos ou familiares que já viveram nos mesmos grupos sociais, mas que não viam há anos.

Chimpanzés reconhecem rostos

Os pesquisadores perceberam que os chimpanzés olhavam 11% a 14% mais tempo para os rostos dos que conheciam e associavam aos bons momentos, em comparação com os rostos de estranhos.

O resultado corresponde ao que já foi obtido anteriormente em estudos semelhantes de bebês humanos, que olham por mais tempo para rostos de pessoas que conhecem. Em comunicado, os pesquisadores descrevem que "é como quando você passa na rua por alguém que não via há anos e fica surpreso”.

Um ponto interessante do estudo é que os animais olharam durante mais tempo para imagens de ex-companheiros de grupo, mas não permaneceram tanto tempo nos rostos de ex-parceiros sexuais, conhecidos distantes ou indivíduos que os machucaram ou assustaram.

Aliás, chimpanzés são foco da ciência há muito tempo, já que estão tão próximos dos seres humanos. Neste ano, tivemos o caso da primeira chimpanzé a aprender linguagem humana de sinais . Estudos também já revelaram o que ocorre se um chimpanzé e um bebê forem criados juntos .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!