Faltando menos de um mês para o começo do BBB 24 , que terá seus participantes revelados no dia 05 de janeiro e estreia na Globo no dia 08, mais informações sobre a nova edição do reality show começaram a ser reveladas. No site oficial do programa, o apresentador Tadeu Schmidt anunciou algumas mudanças no sistema de votação, uma clara resposta às reclamações do público a respeito da força dos “mutirões” .
De acordo com a página do BBB, neste ano os participantes que estiverem no paredão poderão receber votos de duas maneiras.
Ver essa foto no Instagram-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
A primeira delas, chamada de “voto da torcida”, é a já conhecida do público, que vinha sendo utilizada nos últimos anos do reality show. Para votar dessa maneira, basta que o usuário faça login na sua conta gratuita da Globo e vote no participante escolhido quantas vezes quiser.
Já a segunda, a grande novidade do programa, é a modalidade chamada de “voto único”. Nesse tipo de votação, o usuário precisa informar seu CPF (que, segundo a Rede Globo, terá sua autenticidade verificada) para poder votar apenas uma vez na pessoa desejada.
Assim, quando as votações forem encerradas, o resultado obtido em cada modalidade terá um peso de 50%, de maneira que o resultado final do paredão seja a média ponderada entre os votos da torcida e os votos únicos.
Mudança tenta agradar o público
Há anos, grande parte do público do BBB pedia que a Globo mudasse seu sistema de votação, implementando apenas um voto por CPF. O modelo, segundo os descontentes, representaria de forma mais justa o desejo dos telespectadores, permitindo assim que de fato apenas o concorrente mais popular e amado ganhasse a edição.
Nos últimos anos, o BBB deixou que seus usuários votassem quantas vezes quisessem na página do Gshow. Um sistema que favoreceu o surgimento de mutirões, fazendo com que grupos pequenos, mas dedicados, garantissem a permanência de participantes nem sempre aclamados pelo público.
Embora a mudança anunciada pela Globo não seja exatamente a votação única e “justa” que os telespectadores queriam, é provável que a novidade tenha grande impacto nas votações, diminuindo o poder dos fandons (o grupo de torcedores de um participante) e deixando o resultado mais equilibrado.
Vale lembrar que o chamado “voto por CPF” como modelo único não traz muitas vantagens para a Globo. O sistema de votação que a emissora adotou nos últimos anos se mostrou um prato cheio para a captação de novos usuários na conta Globo, para o aumento do tráfego no site do Gshow e para a repercussão do programa nas redes sociais, que ganha muito com a movimentação das torcidas organizadas.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Empresas admitem ouvir conversas do celular para vender mais
- Galaxy S24 tem supostos convite de estreia e ficha técnica vazados
- 🔥 MUITO BARATO | Kit de notebooks ASUS Vivobook em oferta imperdível
- Criminosos usam link falso do Celular Seguro para aplicar golpes
- Usina que pode afetar toda a internet no Brasil tem construção autorizada
- Como fósseis marinhos foram parar no topo do Everest?