AMD e Intel vão introduzir novos chipsets 700 e 800 em 2024
Felipe Vidal
AMD e Intel vão introduzir novos chipsets 700 e 800 em 2024

A corrida para a próxima geração de processadores já começou para Intel e AMD . Informações do fórum chinês Board Channels sugerem que as duas gigantes da tecnologia trabalham para lançar a próxima geração de placas-mãe com soquete LGA-1851 e uma atualização para o soquete AM5, respectivamente. O lançamento, no entanto, só deve acontecer no fim de 2024.

Começando pelo lado AMD, o time vermelho deve introduzir a arquitetura Zen 5 nos Ryzen 8000 de desktops a partir do segundo semestre de 2024. Para isso, a companhia deve fazer um leve refinamento no soquete AM5 com as novas placas-mãe da série 700. A fabricante já confirmou que pretende dar suporte a esse soquete até, pelo menos, 2025 . Dessa forma, todos os processadores lançados até lá serão retrocompatíveis com as motherboards.

Vale notar que a empresa liderada por Lisa Su não parece muito desesperada para lançar as novas placas da série 700. Isso acontece por conta do atual posicionamento da atual série 600 no mercado, que até lá terá completado dois anos de disponibilidade. Dessa forma, os preços mais competitivos e o leque de tecnologias presente nas mainboards pode até fazer com que a série 700 seja levemente adiada ou lançada aos poucos, para extrair o potencial máximo das placas atuais.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Intel vai de LGA-1851

A situação do time azul é bem diferente. A Intel já esgotou todas as possibilidades do atual soquete LGA-1700, usado da 12ª até a 14ª geração Raptor Lake Refresh lançada recentemente . Para 2024, a equipe vai trocar o soquete em decorrência da chegada dos processadores Arrow Lake de desktop , que ainda não tiveram tantas informações reveladas, mas que podem ter uma iGPU bem parruda.

Por conta disso, a companhia de Pat Gelsinger deve acelerar o desenvolvimento dos chipsets 800 para suas próximas placas-mãe, que deve ter as variantes Z890, H860 e H810 no portfólio . Os modelos devem ter suporte de frequências de até 6.400 MT/s para memória RAM, conectividade Wi-Fi 7 padrão e melhorias quanto à integração com o PCIe Gen 5.

Informações oficiais sobre novos chipsets e mudanças do soquete costumam acontecer alguns meses antes do anúncio das novas gerações de CPUs. Assim, é provável que tenhamos novos detalhes sobre esses lançamentos em meados de 2024.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!