Exynos 2400 pode ter GPU com clock duas vezes maior que antecessor
Renan da Silva Dores
Exynos 2400 pode ter GPU com clock duas vezes maior que antecessor

Tendo ficha técnica misteriosa apesar de já ter sido confirmado pela Samsung , o Exynos 2400 protagonizou um novo rumor que sugere que a gigante conseguiu turbinar de forma significativa as velocidades de operação da GPU Xclipse 940. Ao que tudo indica, a solução gráfica apresentaria clocks duas vezes mais altos que a Xclipse 920 , presente no Exynos 2200 do Galaxy S22 , o que deve garantir grandes avanços de desempenho ainda que as especificações pareçam ser as mesmas da geração passada.

As informações chegam através do perfil LaidBackDeveloper no X (antigo Twitter ), que sugere que a Xclipse 940 pode atingir frequências de 1.095 MHz — em comparação, sua antecessora Xclipse 920, presente no Galaxy S22 e Galaxy S23 FE , trabalhava com clocks na casa dos 555 MHz. Em contrapartida, a publicação indica que a novidade deve manter o número de núcleos do chip antigo, embarcando 6 Unidades Computacionais (CUs), totalizando 384 núcleos.

O rumor acaba sendo reforçado por especificações encontradas no banco de dados do Geekbench 6, em um teste de computação gráfica feito com o Galaxy S24 Plus , identificado pelo número de modelo SM-S926B — o aparelho é esperado para apostar no Exynos 2400 em alguns países, inclusive no Brasil . Assim como citado na postagem, o benchmark mostra que a GPU possui 6 CUs e clocks levemente mais altos de 1.109 MHz, valor que pode ser configurado como margem de erro.

Por ser focado em computação, o registro do Geekbench não representa com total fidelidade o que podemos esperar do desempenho da Xclipse 940, enquanto LaidBackDeveloper não chega a citar expectativas de performance. Dito isso, com os detalhes divulgados, além de outros testes vazados, é possível fazer algumas previsões. A nova plataforma da Samsung vai apostar na microarquitetura RDNA 3, mesma tecnologia presente nas placas de vídeo Radeon RX 7000 da AMD .

Sabe-se que a arquitetura RDNA 3 não traz saltos drásticos de desempenho em comparação à sua antecessora, a RDNA 2, usada na Xclipse 920 e na linha Radeon RX 6000 . No entanto, há mudanças notáveis na forma como os cálculos são feitos, compartilhando-os entre uma dupla de núcleos, algo que gera impactos em certas tarefas. Além do mais, o ganho massivo de duas vezes nos clocks deve resultar em bons avanços.

A própria companhia mostrou estar confiante na novidade ao afirmar que o processador terá "uma GPU melhor que a de concorrentes" , segundo afirmou o presidente da System LSI (a unidade de fabricação de semicondutores da empresa), Park Yong-in, que sugeriu ainda que a CPU pode ser "70% superior" à usada no antigo Exynos 2200.

Considerando que o Galaxy S24 está previsto para estrear em 17 de janeiro , o Exynos 2400 deve ser oficialmente detalhado antes disso, esclarecendo dúvidas em torno da ficha técnica e da performance esperada. É muito provável que tenhamos novidades durante a CES 2024, marcada para acontecer entre os dias 9 e 12 de janeiro — possibilidade reforçada pela recente revelação da presença da Samsung Semiconductor, a divisão de desenvolvimento de chips e memórias da gigante sul-coreana, no evento.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!