Durante o evento CloudOps Summit by RealCloud, em 5 de dezembro, o Canaltech conferiu as novidades e tendências em segurança, otimização e automatização na nuvem. Os destaques foram as novas ferramentas de otimização de desempenho, segurança e gerenciamento de custos apresentadas.
O evento contou com a participação da RealCloud, Amazon (AWS), Intel , NetApp, FireFly e Upwind, que mostraram as novidades de tecnologias na nuvem. Além disso, representantes da Neon, Riachuelo e Semantix comentaram suas ações em CloudOps . Veja as principais tendências:
Intel Granulate
Um dos grandes anúncios do CloudOps Summit foi o de que a Intel adquiriu a Granulate, uma tecnologia que permite otimizar o desempenho na nuvem sem alterar os códigos originais. Essa tecnologia faz uma otimização contínua e em qualquer escala de processamentos nativos em nuvem ou híbridos, gerando até 30% de redução de custos.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Essa otimização acontece em diversas escalas, seja para otimizar a performance em Big Data, processamento de dados ou tecnologias próprias com aplicações no Kubernetes, ECS, ACS, containers e Monolith. Diversas linguagens já estão disponíveis e novidades chegam com atualizações.
Segurança contínua com Upwind
A NetApp revelou a chegada da Upwind ao Brasil, uma tecnologia de segurança que fortifica as estruturas do seu serviço na nuvem. Com o uso de inteligência artificial, o serviço consegue identificar falhas de segurança em diversas camadas, além de ressaltar os itens mais críticos que necessitam de reparo.
O grande diferencial dessa tecnologia é que suas análises são feitas em tempo real e facilitam na redução do tempo para corrigir a vulnerabilidade. Além disso, há um log completo com todas as informações relevantes, tornando ainda mais fácil a comunicação da fonte do erro ao time responsável.
A importância do FinOps
FinOps foi outro tema muito abordado durante o CloudOps Summit, ainda mais com a importância de um bom gerenciamento de gastos e recursos em nuvem para otimizar o custo da operação, desativando serviços não usados. Representantes das empresas Neon, Riachuelo e Semantix citaram suas ações no evento, ressaltando a redução de custos gerada por períodos.
O Spot by NetApp foi uma das soluções apresentadas para ajudar no FinOps. A suíte conta com várias ferramentas, sendo uma delas a “Cost Intelligence”, que auxilia no cálculo de custos de cada serviço usado na nuvem de sua empresa. Além disso, é possível desativar rapidamente e ver todos os recursos em um único local – auxiliando muito no gerenciamento rápido e eficiente.
🛒 Compre o SSD 8TB Corsair MP600 PRO XT no melhor preço!
🛒 Compre o Intel Xeon E-2224G no melhor preço!
Infraestrutura como Código
Usar Infraestrutura como Código (IaC) é uma opção para profissionais que buscam ter todo o gerenciamento em um único local na nuvem. O Firefly é um exemplo que foi demonstrado durante o evento. Ele mostra todos os recursos da sua nuvem, o estado de cada um e também auxilia nas correções de drifts, codificação na nuvem e usa inteligência artificial para auxiliar na política de uso.
O Firefly também auxilia no gerenciamento multicloud, situação em que mais de um provedor de nuvem é usado na empresa. Todos os provedores são mostrados na tela inicial, facilitando identificar e mensurar os gastos e usos de cada um.
AWS e o próximo passo com a inteligência artificial
A Amazon já tinha revelado muitos detalhes durante o AWS re:Invent 2023, que aconteceu entre 27 de novembro e 1 de dezembro. No entanto, Rodrigo Bessa, Diretor da AWS no Brasil, destacou o compromisso do AWS em otimizar os serviços e atender as necessidades dos clientes usando inteligência artificial e machine learning para tornar o processo cada vez mais prático e acessível.
O exemplo é que todos os serviços mencionados e presentes no evento estão disponíveis no AWS, inclusive com opção on-demand, em que a empresa apenas pagará pelo uso do serviço – tema muito citado durante as apresentações de FinOps na CloudOps Summit by RealCloud.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- O campo magnético da Terra está prestes a ser revertido?
- 8 misturas de produtos de limpeza perigosas para saúde
- Qual iPhone vai parar de atualizar em 2024?
- Estudantes criam IA que descobre local onde fotos foram tiradas
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Elon Musk oferece US$ 1 bi para Wikipédia virar "Dickipedia"