As 7 melhores séries brasileiras de 2023
Diandra Guedes
As 7 melhores séries brasileiras de 2023

O ano de 2023 foi ótimo para o audiovisual brasileiro , e prova disso é que foram lançadas diversas séries que fizeram sucesso no streaming e conquistaram a audiência, quebrando o velho mito de que a gente só sabe fazer novelas. De biografias, como Anderson Spider Silva do Paramount+, até tramas totalmente ficcionais, como o Negociador do Prime Video, quase todos os gêneros foram contemplados — e não faltou episódio para os assinantes maratonarem.

Algumas, no entanto, se destacaram pela complexidade da história ou por serem muito bem produzidas, como DNA do Crime . Mas, seja real ou fictícia, fato é que 2023 foi um prato cheio para os apaixonados por uma boa trama.

7. As Aventuras de José e Durval

Lançada pela Globoplay em agosto, essa série segue os mesmos passos do famoso filme Dois Filhos de Francisco e conta a vida de uma das duplas sertanejas mais amadas do Brasil. Só que aqui os biografados são José Lima Sobrinho e Durval de Lima — ou melhor, Chitãozinho e Xororó.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Com oito capítulos e uma atuação impressionante de Andréia Horta como a mãe dos garotos, a série mostra desde a infância pobre dos irmãos até o momento em que eles se tornam grandes astros do Brasil.

O elenco traz Rodrigo Simas como José e seu irmão Felipe Simas como Durval. Além deles, completam o elenco Marco Ricca como Mario, o pai entusiasta. Já a trilha sonora é composta de sucessos como Evidências, Fio de Cabelo, Galopeira, entre outras.

6. Os Outros

Mudando completamente de tema, mas ainda falando das melhores séries brasileiras de 2023, Os Outros não poderia ficar de fora. Disponibilizada também pelo Globoplay, ela conta a história de duas famílias que vivem no mesmo condomínio no Rio de Janeiro e que acabam colidindo quando o filho de uma bate no filho da outra.

E o que poderia ser apenas uma discussão de adolescentes acaba se tornando uma guerra de ofensas e agressões físicas e verbais. A partir daí, o caos está formado e cada passo em falso pode ser fatal. Uma das melhores hist´porias do ano e que fez muita gente roer as unhas do primeiro ao último episódio.

Com Maeve Jinkings, Thomás Aquino, Milhem Cortaz, Eduardo Sterblitch, Drica Moraes e Adriana Esteves no elenco, a série tem um ritmo ágil que prende a atenção de qualquer pessoa. E, como o sucesso foi grande, ela já teve a sua segunda temporada confirmada para 2024.

. A Vida Pela Frente

Deixando o suspense de lado e embarcando em uma série para lá de dramática, outra boa opção para maratonar é A Vida Pela Frente , uma obra em 10 episódios que é dirigida pela atriz Leandra Leal e traz uma bel´[issima jornada sobre amadurecimento, misturando conquistas e tragédias em igual medida para desenvolver seus personagens.

Na trama, um grupo de amigos do ensino médio se divide entre a responsabilidade de estudar para o vestibular e as loucuras que a juventude proporciona. Acontece que, no dia da formatura, eles são surpreendidos pela morte de uma das amigas do grupo. O que eles ainda não sabem é se foi acidental, assassinato ou suicídio.

Abusando de flashbacks e com uma trilha sonora maravilhosa, a obra tem um “quê” de melancolia, mas ainda assim é gostosa de assistir. Vale lembrar que ela traz a cantora Letrux atuando e uma excelente performance da estreante Flora Camolese.

4. Vale o Escrito

Outra série que merece estar nesta lista é Vale o Escrito: A Guerra do Jogo do Bicho . Lançada no apagar das luzes de 2023, em novembro, ela é um documentário que explica os pormenores do jogo do bicho na cidade do Rio de Janeiro e mostra como os participantes dessa contravenção se tornaram figuras tão famosas, respeitadas e ricas.

Em apenas sete capítulos, aa obra faz uma retrospectiva de como a jogatina surgiu e traz nomes importantes do meio, como Shanna Garcia, o Capitão Guimarães e Anísio Abraão. Todos os detalhes da pesquisa são narrados pelo jornalista Pedro Bial, que costura a narrativa de transformação do jogo na máfia brasileira.

Quem quiser assisti-la, a encontra no Globoplay.

3. Fim

Baseada no livro homônimo de Fernanda Torres, Fim chegou ao Globoplay mostrando a vida de cinco amigos desde a juventude até a velhice, contando, claro, com a morte de cada um deles.

Além deles, as esposas e os filhos também ajudam a contar essa história que fala sobre finitude, drogas, traição, sucesso, frustrações, expectativas e tudo mais que permeia a vida do ser humano. Com um ritmo ágil e um elenco brilhante com Bruno Mazzeo, Marjorie Estiano, Fábio Assunção, entre outros, a série emociona e faz pensar sobre qual é o sentido da vida.

2. Cangaço Novo

Uma das séries mais aclamadas de 2023 também entrou para a nossa lista. Trata-se de Cangaço Novo , um faroeste moderno que acompanha a vida de Ubaldo, um homem simples que decide viajar até o interior do Ceará para reivindicar umas terras que ele tem como herança.

Chegando lá, ele descobre que é filho de um famoso cangaceiro que controlava a região e, contra a sua vontade, acaba entrando para o bando e dominando a pequena cidade. Ao seu lado, está Dinorah Vaqueiro, sua irmã e a mulher mais destemida de todo o nordeste. Vivida por Alice Carvalho, a personagem se tornou um ícone da série.

Além dela, completam o elenco Allan Souza Lima como Ubaldo e ainda Adelio Lima, Thainá Duarte, Marcélia Cartaxo, entre outros. Todos os episódios já estão disponíveis no Prime Video.

1. DNA do Crime

Chegamos ao topo da nossa lista de melhores séries brasileiras de 2023, e o pódio vai para DNA do Crime , uma trama de ação tão bem elaborada que irá conquistar até mesmo aqueles que não gostam muito do gênero.

Baseada em uma história real que aconteceu em 2017, a obra conta um crime de fronteira no qual um grupo de ladrões rouba uma seguradora de valores no Paraguai, fazendo com que a polícia federal de lá e do Brasil se envolvam no caso. E por meio de amostra de DNA, os brasileiros conseguem descobrir rastros dos criminosos envolvidos e criar uma teia de inteligência para capturá-los.

Cheia de cenas de tiros e perseguições, DNA do Crime também entrega uma dose de romance e muito suspense. No elenco estão Thomás Aquino e Maeve Jinkings, que brilharam em Os Outros , e ainda Rômulo Braga, Pedro Caetano, e Marcelo di Márcio.

Todos os oito episódios da primeira temporada estão disponíveis na Netflix .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!