Huawei lança dois novos chips Kirin para celulares
Vinícius Moschen
Huawei lança dois novos chips Kirin para celulares

Após ter anunciado o Kirin 9000s como seu novo processador com desenvolvimento próprio, a Huawei acaba de ampliar suas opções de chips para celulares. Afinal, o lançamento da linha Nova 12 também marcou a chegada dos componentes Kirin 9000SL e Kirin 8000.

Assim como já tinha ocorrido com o Kirin 9000s, as especificações dos chips não foram divulgadas em detalhes. Contudo, as plataformas já devem contar com suporte para conectividade 5G, o que consolida o avanço da marca em relação a sua independência dos processadores vindos de outros países.

Desde 2019, a Huawei tem sofrido sanções dos EUA, que praticamente inviabilizaram a sua produção de celulares competitivos. Afinal, os modelos de anos passados foram apresentados com plataformas antigas da Qualcomm , ou mesmo chips mais atuais limitados ao 4G.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Testes mostram performance dos chips Kirin

De acordo com testes realizados na plataforma Geekbench, o Kirin 9000SL tem dois núcleos principais com operação a 2,35 GHz. Há ainda mais quatro a 2,15 GHz, e três a 1,53 GHz com foco em economia energética.

Desta forma, a plataforma estaria operando a frequências mais baixas que o 9000s, que chega a 2,62 GHz. Na prática, é esperado que o desempenho dos dois processadores seja relativamente parecido, inclusive por conta da mesma GPU Maleoon 910 que aparece em ambos os casos.

Por sua vez, o Kirin 8000 deve ficar um degrau abaixo em desempenho. Mesmo assim, ele ainda deve aproveitar a construção em 7 nanômetros para oferecer uma experiência típica de aparelhos intermediários.

O restante das especificações da linha Nova 12 também sugere que se tratam de aparelhos com razoável performance. Para referência, a variante Ultra pode ser adquirida em versões com até 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.

Testes extras na plataforma AnTuTu mostram que o Kirin 9000SL seria capaz de atingir cerca de 570 mil pontos, e por isso ele ficaria em um patamar próximo do MediaTek Dimensity 7200. Já o Kirin 8000 ficou na casa dos 520 mil pontos, de forma parecida com o Snapdragon 6 Gen 1.

Mais detalhes sobre os chips podem aparecer ao longo dos próximos dias, e é possível que a Huawei surja com plataformas ainda mais poderosas para a linha P70 — contudo, até o momento nada foi confirmado neste sentido.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!