Quase sempre associada aos homens e à masculinidade, a testosterona é um hormônio esteroide que pode ser encontrado também em mulheres — só que em doses muito menores que nos homens. Com a idade, os níveis de testosterona caem naturalmente no organismo , o que tem inúmeras implicações para a saúde.
- 10 formas de aumentar os níveis de testosterona no corpo naturalmente
- Mito ou verdade: quem tem muita barba tem muita testosterona?
Como um hormônio, a testosterona deve ser entendida como um mensageiro químico do corpo. Isso significa que essa molécula viaja de um órgão para outro, através da corrente sanguínea, impactando o funcionamento de diferentes processos, especialmente os relacionados com a reprodução — afinal, a testosterona é o principal hormônio sexual masculino.
O que é testosterona?
Analisando o hormônio testosterona quimicamente, ele é uma molécula orgânica composta por uma mistura de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, organizados em quatro anéis. No corpo, é sintetizado a partir do colesterol.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Para ser produzido, a sua preparação começa na glândula pituitária, também conhecida como hipófise, localizada na base do cérebro. Neste local, é feito o hormônio luteinizante (LH), responsável por ativar a produção da testosterona em si, nas gônadas masculinas e femininas — os órgãos que produzem células sexuais.
Nos homens, a produção da testosterona é feita, majoritariamente, nos testículos, a partir das células de Leydig, ou seja, as células testiculares. Nas mulheres, a produção ocorre nos ovários e nas glândulas adrenais.
Testosterona em homens
Entre os homens, a testosterona tem efeitos anabolizantes, como o crescimento da massa muscular e o consequente aumento da força física. Só que também provoca efeitos androgênicos, aqueles que moldam o corpo masculino, como a maturação do pênis. Por isso, também pode ser chamado de hormônio andrógeno.
A seguir, confira as funções desse hormônio:
- Desenvolvimento do pênis e dos testículos;
- Efeito no desejo sexual e na libido;
- Atua na produção de espermatozoides, além da maturação;
- Torna a voz mais grave na puberdade;
- Surgimento da barba e dos pelos pubianos;
- Pode contribuir com a calvície na maturidade;
- Impacto na força muscular e na composição óssea;
- Alterações comportamentais, que vão muito além da agressividade .
Testosterona em mulheres
Nas mulheres, os efeitos da testosterona são mais limitados, só que ainda assim são fundamentais. Por exemplo, auxilia no desenvolvimento da massa muscular e óssea. Dentro do processo reprodutivo, estimula o desejo sexual durante o período de ovulação.
Para aumentar a produção de testosterona, é possível recorrer a diferentes estratégias, além de medicamentos . São os casos da prática de atividade física e de uma alimentação saudável.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- O campo magnético da Terra está prestes a ser revertido?
- 10 novos recursos mais legais do WhatsApp em 2023
- Galaxy S24 Ultra: foto vazada reforça fim da câmera periscópio
- 8 misturas de produtos de limpeza perigosas para saúde
- O que acontece se a população mundial diminuir?
- Peugeot 208 | Qual versão vale mais a pena?