Qual é a diferença entre lula e polvo?
Nathan Vieira
Qual é a diferença entre lula e polvo?

Muitos ficam em dúvida sobre qual é a diferença entre lula e polvo, e inclusive chegam a confundir esses cefalópodes. Apesar das inúmeras semelhanças, são espécies distintas, que possuem carcterísticas anatômicas e comportamentais próprias.

A confusão é compreensível: tanto polvos quanto lulas são conhecidos por seus tentáculos, e também por um sistema nervoso altamente desenvolvido em comparação com outros invertebrados. Além disso, lulas e polvos são muito inteligentes e costumam intrigar a ciência por conta dessa capacidade.

Vale ressaltar que ambos são nadadores ágeis e p odem ser encontrados em uma variedade de ambientes marinhos, desde águas rasas até profundidades consideráveis. E agora que as semelhanças estão mais claras, vamos às diferenças:

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Lula

Existem mais de 300 espécies de lulas, que podem ser encontradas em todos os oceanos, sozinhas ou em grupos. Embora algumas lulas vivam em águas rasas, já houve registro de uma espécie da família Magnapinnidae a uma profundeza de mais de 5 mil metros.

A lula pode ser reconhecida por suas características físicas: frequentemente tem um corpo mais alongado, em forma de torpedo. O tamanho varia muito de espécie para espécie, mas existem vários casos de lula gigante entre os artigos científicos.

Ao contrário do polvo, que não possui esqueleto, a lula possui uma concha interna. Essa estrutura rígida, semelhante a uma espinha dorsal, dá aos músculos algo para se fixar.

Já no que diz respeito ao comportamento, as lulas tendem a ser mais ativas e nadadoras rápidas em comparação com os polvos.

Polvo

Tal como a lula, o polvo também se divide em mais de 300 espécies. No entanto, tem apenas oito tentáculos, enquanto a lula tem dez. Esses tentáculos são revestidos com ventosas, concentradas principalmente na parte inferior — enquanto as lulas frequentemente têm ventosas ao longo de todo o comprimento dos braços.

Anatomicamente, o polvo costuma ter corpos mais arredondados. Além disso, o animal não possui nadadeiras laterais, encontradas em algumas lulas. A diferença também está no tamanho: embora haja variações significativas nas dimensões de ambas as espécies, polvos geralmente tendem a ser um pouco menores em comparação com algumas lulas gigantes.

Vale observar que o animal mais venenoso do mundo é um polvo . Trata-se da espécie Hapalochlaena maculosa, polvo-de-anéis-azuis. O veneno impede que os nervos enviem sinais aos músculos, o que pode levar à parada respiratória e à morte.

Diferenças entre lula e polvo

Dito isso, a diferença entre lula e polvo pode se dar através de anatomia (como o número de tentáculos, distribuição de ventosas, forma do corpo) e comportamento, já que muitas lulas são nadadoras ágeis e p olvos geralmente se locomovem mais lentamente. O habitat também distingue, já que espécies de lulas são encontradas em águas mais profundas, e os polvos podem ser encontrados em uma variedade de ambientes marinhos, incluindo áreas costeiras e recifes.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!