Trauma na infância aumenta risco de dor crônica na vida adulta
Nathan Vieira
Trauma na infância aumenta risco de dor crônica na vida adulta

Segundo um estudo conduzido por cientistaas da McGill University (Canadá) e publicado na European Journal of Psychotraumatology, traumas na infância — como abuso ou negligência — podem aumentar o risco de dor crônica na vida adulta.

A ideia do estudo é levantar alerta sobre esses eventos potencialmente traumáticos que ocorrem antes dos 18 anos de idade justamente para que seja possível tomar medidas para mitigar o seu impacto a longo prazo na saúde das pessoas, algo que deve ser feito o quanto antes.

No artigo, os autores analisaram outros 85 estudos publicados ao longo de 75 anos, com 826.452 participantes expostos a várias formas de trauma infantil. Eles descobriram que o abuso (físico, sexual ou emocional) ou a negligência pode levar a 45% mais probabilidade de relatar dor crônica na idade adulta.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

No entanto, as probabilidades de relatar dor crônica aumentaram com a exposição a vários tipos de traumas simultâneos.

“Estes resultados são extremamente preocupantes, especialmente porque metade da população infantil global é exposta a situações traumáticas todos os anos, colocando-as em maior risco de dor crônica e incapacidade mais tarde na vida”, afirmam os pesquisadores em comunicado divulgado pela própria McGill.

“Há uma necessidade urgente de desenvolver intervenções específicas e sistemas de apoio para quebrar o ciclo de adversidade e melhorar os resultados de saúde a longo prazo para aqueles indivíduos que foram expostos a traumas infantis", completam os autores.

Saúde na infância x vida adulta

Não é a primeira vez que a ciência lança luz sobre os impactos que a saúde na infância pode gerar a longo prazo. Para se ter uma noção, abusos na infância podem levar a esclerose múltipla na vida adulta , de acordo com um artigo publicado no periódico Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry .

Além disso, um estudo publicado na revista Science revelou que traumas de infância podem causar transtornos psiquiátricos em até 3 gerações.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!