VideoPoet | Google lança IA para criar vídeos com textos e imagens
André Lourenti Magalhães
VideoPoet | Google lança IA para criar vídeos com textos e imagens

O Google lançou o modelo de IA generativa VideoPoet para criar vídeos a partir de prompts de texto. A nova ferramenta é capaz de dar movimento a uma imagem estática, produzir um vídeo do zero e ainda editar arquivos audiovisuais já existentes.

A premissa do VideoPoet é converter qualquer grande modelo de linguagem ( LLM ) ou modelo regressivo de IA em um gerador de vídeos — para isso, realiza várias tarefas de uma vez com a ajuda de tokens que codificam textos, imagens e áudios. Os resultados podem ser criados em formato quadrado ou com a orientação na vertical, já adaptados para plataformas de vídeos curtos.

O grande destaque fica por conta da capacidade de criar conteúdos mais longos do que os concorrentes e ainda manter uma alta qualidade de resolução. Por padrão, a ferramenta gera vídeos de dois segundos de duração, mas consegue identificar o último segundo do arquivo e prever o que pode acontecer no momento seguinte, criando uma reação em corrente para preservar todos os objetos na tela.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Em post no blog do Google Research, a empresa explica que “um dos gargalos atuais na geração de vídeos é a habilidade de produzir movimentos longos e coerentes” e reforça que a ferramenta é capaz de produzir movimentos com alta fidelidade.

Com a novidade, o Google agora tem modelos lançados nos principais segmentos de IA generativa: PaLM e Gemini , na criação de textos e códigos; Imagen , para criar imagens; Lyria , integrado ao YouTube para montar músicas; e o VideoPoet, para a produção de vídeos.

O que o VideoPoet consegue fazer?

A nova IA do Google opera com algumas funções principais:

  • Texto para vídeo: identifica o prompt em texto e cria um vídeo com base nas informações enviadas;
  • Imagem para vídeo: converte uma imagem estática em um vídeo animado;
  • Edição de vídeo: usa os prompts de texto para editar aspectos do vídeo, como efeitos de profundidade, resolução e mudanças de movimento;
  • Estilização: aplica um estilo visual inteiro a um vídeo existente;
  • Pintura interna e externa: pode ser usado para preencher o espaço de tela de um vídeo com IA;
  • Vídeo para áudio: extrai somente a faixa de áudio de um arquivo.

Vale reforçar que todos os recursos são usados a partir de um comando de texto. Você pode, por exemplo, pedir para inserir “uma mulher bocejando” na pintura da Mona Lisa, ou complementar o prompt para gerar um estilo visual específico, como fotorrealismo, arte digital ou dupla exposição.

Demonstração já disponível

Ainda não é possível usar o VideoPoet para criar vídeos, mas o Google liberou uma demonstração com exemplos dos principais efeitos e comandos de textos compatíveis — você pode acessá-la em sites.research.google/videopoet .

Por outro lado, quem quer colocar a mão na massa pode conferir outras IAs generativas que criam vídeos a partir de textos ou fotos .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!