Como filmar os fogos do Ano Novo com o celular?
Jucyber
Como filmar os fogos do Ano Novo com o celular?

Com a proximidade do Ano Novo, muita gente que gosta de acompanhar a queima de fogos busca por dicas para filmar esse momento da melhor maneira. Por isso, a equipe do Canaltech reuniu informações importantes para que as suas capturas desse momento festivo fiquem ainda melhores na hora de compartilhar nas redes sociais.

Evite o uso de zoom

Se seu smartphone tem mais de uma câmera na traseira, existe a chance de ele fazer a troca automática de sensor dependendo da situação. Se você tentar usar o zoom na hora de filmar os fogos de artifício, é muito provável que isso aconteça, e o aparelho pode acabar escolhendo a câmera de menor qualidade para satisfazer a sua necessidade de aproximação da cena.

Com isso, a gravação fica mais propensa a ruídos que deixam o vídeo cheio de pixels aparentes. Então, para evitar esse tipo de problema, é recomendável usar a câmera principal do celular sem zoom.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Afinal, o sensor principal geralmente tem qualidade superior, a abertura da lente permite maior entrada de luz sem tantos ruídos, e dá maior flexibilidade na filmagem.

Como filmar os fogos do Ano Novo no celular Android ou iPhone?

Tanto o iPhone quanto a maioria dos celulares Android funcionam no formato “ point-and-shoot ” — apontar e fotografar, e isso é ainda mais comum para filmagens. Logo, as opções de ajuste para as capturas ficam limitadas.

No modo de gravação do seu celular, toque com o dedo meio da tela até o círculo de foco ficar amarelo ou alguma mensagem de foco travado aparecer. Após isso, nivele a exposição deslizando o dedo na linha que aparece com o símbolo de sol.

Dessa forma, você conseguirá ajustar a iluminação para dar ainda mais destaque aos fogos de artifício. Vale lembrar que esses ajustes podem ser feitos sem manter o celular parado o tempo todo em um tripé, já que seria incômodo levar o acessório para uma praia ou terraço lotado na virada de ano.

Dois smartphones que podem ser interessantes para esse tipo de uso são o iPhone 13 e o Motorola Edge 40. Os produtos têm recursos de gravação limitados, mas são ótimas alternativas em suas respectivas categorias.

Como filmar os fogos do Ano Novo no celular Samsung, ASUS ou Sony?

Apesar de os celulares da Samsung , ASUS e Sony serem Android, eles possuem um diferencial muito importante para gravação de vídeos: modo manual. Por isso, é mais fácil fazer ajustes profundos para as capturas ficarem ainda mais bonitas.

Mesmo que o foco tenha modo automático, os fogos realizam muitos movimentos, e seria fácil perder a posição mais nítida das luzes. Nesse caso, é recomendável manter o foco manual para ter um controle maior.

A lógica para gravação de vídeos é um pouco diferente de fotos, pois a velocidade do obturador precisa ter o dobro da quantidade de fps da filmagem. Se a gravação for em 30 fps, o obturador deve ser ajustado em 1/60, e caso a opção escolhida seja 60 fps, o recurso é ajustado para 1/120.

A compensação por falta ou excesso de luz pode ser realizada com o ajuste do ISO. Sua lógica é de fácil compreensão: quanto maior o número, mais iluminada a gravação ficará. Porém, é preciso ter cuidado, porque o excesso de ISO pode granular muito a captura e deixar o vídeo feio.

Uma referência nesse tipo de gravação é o Galaxy S23 Ultra , pois o smartphone premium tem um sensor principal de ótima qualidade, permitindo filmagens mais nítidas.

E aí, gostou das dicas para fazer gravação de vídeo no Ano Novo com boa qualidade? Então, converse conosco pelas redes sociais oficiais do Canaltech.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!