Xiaomi lança SU7, carro elétrico esportivo para rivalizar com a Tesla
Felipe Ribeiro
Xiaomi lança SU7, carro elétrico esportivo para rivalizar com a Tesla

A Xiaomi finalmente lançou seu primeiro carro elétrico . A gigante chinesa fez uma grande apresentação para mostrar o novíssimo SU7, um super sedan zero emissão que terá como principal missão incomodar rivais de peso no mercado local e mundialmente, as nominalmemte citadas Tesla e Porsche.

O Xiaomi SU7 vem em duas versões, com diferentes potências, capacidades de bateria e equipamentos. Com esse ataque inicial, a ideia da empresa é de tentar atrair clientes que visam, por exemplo, carros como Porsche Taycan e Tesla Model S , isso sem mencionar outros nomes no mercado. A fabricação será de responsabilidade da também chinesa BAIC Motor.

A edição padrão do Xiaomi SU7 é equipada com dois motores elétricos e tração integral, que entregam 299cv de potência e 40,7 kgf/m de torque. A autonomia é de 668km no ciclo chinês e o 0 a 100 km/h é feito em 5,2s. Já a variante "Max" entrega números bem impressionantes; os dois motores somados despejam 673cv e 85,4 kgf/m e a autonomia sobe para 800km nos padrões do país asiático. O 0 a 100km/h, por aqui, é feito em 2,85s.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

O sistema de baterias, aliás, é um show à parte. Segundo a fabricante, o pacote de células é de 800V, isso proporciona carregamento de 220km de autonomia em apenas 5 minutos e de 510km em somente 15min, mais rápido do que qualquer outro do mercado. A fabricação do componente é de responsabilidade da BYD para o modelo de entrada, com 73,6 kWh, e da CATL para a variante mais cara, com 101 kWh.

Tudo isso foi possível graças a um enorme investimento. Segundo Lei Jun , CEO da Xiaomi, foram mais de US$ 1 bi no desenvolvimento do projeto do SU7, que englobou profissionais, pesquisas e a formatação dos sistemas operacionais, motorização e engenharia do veículo.

Em postagens no X (ex- Twitter ), o executivo fez questão de citar a Tesla como referência em carros elétricos, mas ressaltou que o lançamento do SU7 é de uma nova tecnologia, e não, necessariamente, de um novo carro ou produto. Faz sentido? Talvez. Mas que os entusiastas por carros esportivos devem ficar de olho, isso sim.

O recheio do bolo

A Xiaomi sabia que precisava impactar o mercado e tratou de deixar o SU7 bem tecnológico. O sedan elétrico vai rodar o sistema operacional HyperOS, o que o coloca como mais um membro do ecossistema da empresa. O trabalho desse sistema com a plataforma Modena vai proporcionar alto nível de transferência de dados, segurança e direção autônoma.

Segundo a Xiaomi, o SU7 tem uma cabine inteligente, com uma enorme tela multimídia 3K, inteligência artificial integrada, conexão com a internet e analise de dados em tempo real para os sistemas de segurança ativa. Entre os mimos extras, está a possibilidade de instalação de Xiaomi Pads para os passageiros.

O chassi, por sua vez, é o que a empresa chamou de Xiaomi Smart Chassis. Na apresentação, a fabricante explicou que a construção do carro se adapta às diferentes ações do ar, isso fez com que a autonomia chegasse nesses números.

Xiaomi SU7: Preço e disponibilidade

Sem preços revelados, o Xiaomi SU7 chega ao mercado no início de 2024, com mercados ainda a serem revelados. O Brasil ainda não foi confirmado como um dos destinos do sedan elétrico esportivo.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!