IA para cria vídeos Pika está disponível para todos
André Lourenti Magalhães
IA para cria vídeos Pika está disponível para todos

Inteligência artificial generativa que cria vídeos com precisão, a Pika foi disponibilizada ao público geral na última quarta-feira (27). Criada pelo Pika Labs, a ferramenta foi lançada em novembro , mas ainda exigia uma lista de espera para acessá-la — agora, a versão 1.0 já pode ser usada por qualquer pessoa.

A IA chama a atenção pela quantidade de recursos disponíveis na edição: além do prompt, também é possível escolher o enquadramento e a resolução do vídeo, ajustar a taxa de quadros por segundo e acessar um menu de controles de câmera para dar zoom ou rotacionar a tela.

A Pika aceita prompts de texto, mas também pode ser usado para criar conteúdos sobre imagens estáticas e vídeos salvos no dispositivo. Por padrão, os clipes gerados duram três segundos, mas é possível aumentar o tempo na janela de edição e criar trailers de até um minuto, inteiramente gerados por IA.

A jornada não acaba após o primeiro prompt: a ferramenta cria uma janela de edição na qual é possível alterar o comando de texto, refinar o pedido e comparar os resultados com as versões anteriores. Todas as produções são salvas na conta do usuário. Em teste feito pelo Canaltech , a Pika levou pouco menos de cinco minutos para criar um vídeo a partir de comandos de texto.

A startup Pika Labs recebeu um investimento inicial de US$ 55 milhões para o desenvolvimento da ferramenta e já acumula mais de 100 mil seguidores no X (antigo Twitter ).

Mercado agitado

O final do ano foi marcado por muitas novidades no campo das IAs generativas de vídeos. O Stable Video Diffusion , da Stability AI, foi lançado no final de novembro com a opção de animar fotos estáticas, enquanto o Google anunciou o VideoPoet , modelo com várias ferramentas de edição e geração audiovisual por IA, no final de dezembro.

Já disponível

Você pode conferir a IA Pika e começar a criar os primeiros vídeos: basta acessar pika.art no navegador. A página inicial mostra algumas demonstrações criadas pela comunidade e é necessário criar um cadastro rápido com e-mail antes de começar a produzir

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!