As altas temperaturas do verão trazem uma série de distúrbios para os dispositivos eletrônicos, com o superaquecimento, afetando a vida útil de diversos componentes. Esses equipamentos podem começar a apresentar dificuldades, como travamentos, ou até mesmo chegar a queimar, dependendo do problema. Assim, existem algumas coisas que podem ser feitas para proteger esses eletrônicos.
Evite expô-los ao sol
Um dos grandes vilões de smartphones e notebooks, por exemplo, é a exposição ao sol. Nesse caso, as baterias podem estragar mais rapidamente por conta do calor excessivo e contínuo, diminuindo de forma considerável a sua vida útil. Além disso, componentes como processadores, tela e memórias, assim como até mesmo o plástico do corpo dos produtos, podem sofrer danos.
Além disso, a areia também pode piorar a situação, então o uso na praia precisa de atenção redobrada. Procure uma sombra para usar seu celular, se possível, e caso perceba que está quente, opte por desligar ou cessar o uso até que a temperatura normalize.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
Não esqueça os equipamentos no carro
Além da exposição direta, a exposição indireta também pode causar danos. Esquecer um eletrônico no carro pode não ser uma boa ideia. Com o tempo, o veículo passa a atuar como um grande “forno”, por estar fechado e sob a luz do sol por longos períodos de tempo — o que pode acarretar problemas similares ao da exposição direta.
Cuide com a circulação de ar
Notebooks e computadores precisam de uma circulação de ar na parte interna para refrigeração. Como são produtos que podem alcançar facilmente os 80 ou até mesmo 100 ºC, ter uma solução térmica eficiente é importante. Assim, evite tampar as entradas e saídas de ar dos computadores, para permitir um fluxo contínuo de passagem de ar.
Ou seja, evite usar seu notebook diretamente no colo ou em cima de uma coberta. Se possível, opte por um suporte para notebook com ventoinha integrada. Apesar de não ser tão efetivo, qualquer ajuda é bem-vinda ajudam a garantir um melhor funcionamento.
Inclusive, a limpeza desses produtos é importante, justamente para evitar o acúmulo de poeira nos componentes, visto que a poeira, somada com uma maior umidade, pode ser perigosa.
Dicas extras para o uso de smartphones
Também existem outras dicas importantes a serem seguidas que podem ajudar no uso dos smartphones, além das listadas anteriormente. Por exemplo, desligar algumas funções de conectividade que não estão sendo usadas, como Wi-Fi, GPS ou Bluetooth, já que elas podem continuar funcionando em segundo plano.
Ainda é importante reduzir o brilho da tela, visto que o brilho alto consome mais energia da bateria, e aumenta consequentemente a temperatura do smartphone, caso isso aconteça por períodos mais longos. Alguns aparelhos de determinadas marcas podem restringir o uso a determinadas funções, como apenas para chamadas de emergência ou até mesmo desligarem por completo, até que voltem a uma temperatura normal.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- O campo magnético da Terra está prestes a ser revertido?
- Mamonas Assassinas | Compare o elenco do filme com as pessoas reais
- Peugeot 208 Turbo x Volkswagen Polo Highline: Qual é o melhor hatch turbo?
- As 10 melhores séries da Netflix em 2023
- Inteligência artificial prevê data da morte com 74% de precisão
- 🚨COM CUPOM | Aproveite Galaxy S22 de 256 GB em preço imperdível