Céu de janeiro | Júpiter e Órion são destaques do mês
Daniele Cavalcante
Céu de janeiro | Júpiter e Órion são destaques do mês

Embora não haja muitos eventos astronômicos que chamem tanto a atenção, janeiro é uma boa época para observar o céu. Afinal, nesse período, a magnífica região de Órion estará bem acima de nossas cabeças, enquanto a Lua e os planetas mais próximos da Terra fazem suas danças cósmicas.

Confira abaixo alguns eventos astronômicos para acompanhar nas próximas semanas, seja com pares de binúculos, pequenos telescópios ou apenas os olhos nus.

Eventos astronômicos de janeiro

Os observadores também acompanharão o desfile de Júpiter até a meia noite; também apreciarão Marte, Vênus e Mercúrio durante o amanhecer. A chuva de meteoros Quandrantídeos atinge o pico no dia 4 de janeiro, mas, infelizmente, será visível apenas no hemisfério Norte.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Se você possuir um telescópio doméstico, vale a pena tentar "monitorar" Júpiter e as posições de suas luas galileanas — Io, Europa, Ganimedes e Calisto — ao longo do mês, pois elas passarão por trânsitos e ocultações. Em outras palavras, os objetos passarão por trás e pela frente do planeta.

Saturno, por sua vez, ficará pouco tempo visível, nas primeiras horas da noite. Portanto, caso este seja o seu alvo, haverá pouco tempo para observá-lo.

Aproximação entre Vênus e Lua (08/01)

Pouco antes do nascer do Sol, Vênus aparecerá perto da Lua, na mesma direção em que nossa estrela se prepara para iluminar o dia. Se o seu horizonte estiver livre de prédios e árvores, poderá também observar Marte e Mercúrio.

A estrela brilhante pertinho da Lua é Antares, uma das mais brilhantes do céu noturno. Aliás, a Lua está posicionada no meio da constelação de Escorpião, da qual Antares faz parte.

Aproximação entre Vênus e Lua (13 e 14/01)

Saturno aparece por pouco tempo, logo após o anoitecer, perto de uma Lua crescente "sorridente". Mas não a noite reserva outras atrações, como o passeio de Júpiter pela região de Órion, próximo de Aldebaran, Betelgeuse e do aglomerado das Plêiades; o melhor horário para observar esse cenário é por volta das 23h00.

Caso você esteja acompanhando Júpiter com telescópios ou binóculos, perceberá que algumas luas estarão em trânsito. Por exemplo, Io passará na frente do disco do planeta a partir das 18h54, levando mais de 2 horas para completar a travessia. Sua sombra também será visível na "superfície" do planeta, a partir das 20h13.

Fases da Lua em janeiro de 2024

Abaixo, você confere as principais fases da Lua durante o mês de janeiro e o horário em que cada uma acontece:

  • 4 de janeiro, às 0h30: Lua Quarto Minguante
  • 11 de janeiro, às 08h57: Lua Nova
  • 18 de janeiro, às 00h52: Lua Quarto Crescente
  • 25 de janeiro, às 14h54: Lua Cheia

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!