Após o lançamento dos Intel Ultra Core no mercado internacional, as primeiras análises dos novos processadores do time azul começaram a surgir. Entre elogios para a NPU e as melhorias em eficiência energética, os Meteor Lake se destacam no salto de desempenho das placas integradas Intel Arc LPG em até 34% contra a 12ª geração.
- Notebooks com Intel Core Ultra | 7 detalhes que você precisa saber
- Intel Core Ultra | 4 aplicações práticas das novas CPUs com IA
Os benchmarks foram realizados pelo site Phoronix, utilizando o sistema operacional Linux. O veículo comparou a performance do Intel Core Ultra 7 155H contra modelos Core i7 de 8ª até a 12ª geração para mostrar o ganho geracional médio. Embora múltiplos gráficos e testes tenham sido realizados, tomaremos como referência o Geometric Mean, que sintetiza a comparação através do carregamento de fluxos de trabalho intensos, capaz de estressar bem o componente.
Contra a 12ª geração, o 155H conseguiu os 34% de diferença já citados, algo que pode ser interpretado como um avanço geracional de 1,33x. Contra o i7-1185G7, de 11ª geração, o resultado consiste em 81% de diferença, enquanto contra a 10ª geração o valor sobe para 207%. O cenário mais extremo é contra o Core i7-8565U, lançado em 2018, que apresenta uma diferença absurda de 225% a favor do Meteor Lake.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
Intel Core Ultra tem baixo consumo energético
A análise do Phoronix também indica as capacidades melhoradas dos Intel Core Ultra quando o assunto é eficiência energética. O Ultra 7 155H manteve um consumo médio na casa dos 24W e pico de até 43W, enquanto o Core i7-1280P obteve 36W de média e consumo máximo de 67W.
Embora falte uma comparação direta com algum modelo da 13ª geração Raptor Lake, a 12ª geração Alder Lake foi a primeira a introduzir a arquitetura híbrida, bem como os Meteor Lake trouxeram a arquitetura com tiles . Assim, essa acaba sendo uma comparação justa a respeito do nível de grandes mudanças no ecossistema da Intel em um passado recente.
Aliás, a própria iGPU dos Intel Core Ultra recebeu novidades nesse novo lançamento. O modelo é uma nova versão das Arc Alchemist , mantendo a microarquitetura, mas oferecendo o sistema LPG (low power gaming). A intenção do time azul era de oferecer um desempenho maior nas placas gráficas integradas ao passo que o consumo de energia não fosse um problema — algo que, aparentemente, tem dado certo.
Mesmo com bastante performance, os notebooks com processadores Intel Core Ultra ainda não está disponíveis para compra no Brasil. A expectativa é que os primeiros modelos cheguem por aqui ainda no primeiro semestre de 2024.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Espermatozoides quebram leis da física em descoberta surpreendente
- Samsung promete “nova era dos celulares” com Galaxy Unpacked em 17 de janeiro
- Renascer | Compare os personagens das duas versões da novela da Globo
- Exercício físico expande região cerebral de memória e aprendizagem
- 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais
- Dentes antigos mostram que nativos americanos migraram da Ásia em onda única