A plataforma de gerenciamento de senhas LastPass divulgou um comunicado para avisar seus clientes sobre a necessidade de mudar a senha mestra da conta e atender ao requisito mínimo de 12 caracteres. Segundo a companhia, essa exigência visa proteger os usuários de um ambiente de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados.
Desde 2018, o LastPass recomendava a utilização de senhas de 12 caracteres para garantir maior proteção das contas, mas ainda era possível cadastrar chaves menores. Em abril de 2023, a plataforma começou a modificar essa regra e passou a exigir senhas maiores de novos clientes ou de usuários que solicitavam a alteração da senha-mestre.
Senhas maiores no LastPass
Agora, todas as pessoas com cadastro no LastPass deverão ter a senha mestra com pelo menos 12 caracteres. Os clientes que ainda não possuem senhas seguras serão convidados a alterar a chave.
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“Esta política será implementada gradualmente para toda a base de clientes, com notificações por e-mail enviadas inicialmente para os usuários nos planos Gratuito, Premium e Família, seguidos pelos clientes Teams e Business no final de janeiro de 2024”, informa o comunicado no blog oficial da empresa.
A senha-mestre do LastPass precisa ser forte pois é essa a chave que protege todas as outras senhas armazenadas na conta e bloqueia o acesso às informações pessoais dos usuários.
Junto com o comunicado, o LastPass divulgou também uma lista de recomendações para os usuários que deverão alterar a senha na plataforma:
- Use um mínimo de 12 caracteres, mas são recomendados caracteres adicionais;
- Use pelo menos um de cada um dos seguintes formatos: maiúsculas, minúsculas, valores numéricos e caracteres especiais;
- Crie uma senha memorável, mas não fácil de adivinhar;
- Não use seu endereço de e-mail como senha-mestre;
- Não use informações pessoais em sua senha mestra;
- Não use caracteres sequenciais (por exemplo, “1234”) ou caracteres repetidos (por exemplo, “aaaa”);
- Certifique-se de não reutilizar sua senha mestra para qualquer outra conta ou aplicativo.
A plataforma não colocou um prazo para que os clientes realizem a troca de senha após a notificação por e-mail, mas recomenda que todos realizem a operação o quanto antes.
Leia a matéria no Canaltech .
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