Microsoft já está removendo o WordPad do Windows 11
Felipe Demartini
Microsoft já está removendo o WordPad do Windows 11

Os dias do WordPad definitivamente estão contados depois que a Microsoft deixou de incluir o processador de texto na versão Beta mais recente do Windows 11. Entre as mudanças do novo pacote liberado pela empresa aos usuários Insider está o fim do software, que deixa de ser parte integrante do sistema operacional e não poderá mais ser baixado separadamente.

A mudança apareceu na build 26020, como são chamadas as entregas de novas versões da plataforma para usuários Canary , que as recebem antes de todo mundo para que sejam testadas. Entre melhorias no funcionamento com múltiplos monitores, melhorias no reconhecimento de voz para novos idiomas e indicadores de economia de energia está também o fim do software.

A Microsoft não deu data para liberação da atualização a todos os usuários, mas seu lançamento no canal Canary costuma ser uma das últimas etapas antes disso. Quem usa a versão atual do Windows 11 ainda tem acesso ao WordPad, mas a ideia é que ele desapareça da plataforma quando o update for aplicado — o que pode acontecer já na próxima terça-feira (9), quando acontece a tradicional Patch Tuesday .

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Visto como uma versão mais simples do Word e até uma alternativa para a edição de documentos simples, o fim do Wordpad marca o foco da Microsoft em soluções na nuvem. O encerramento do suporte ao processador de texto foi anunciado em setembro do ano passado , ao lado de outros recursos do Windows 11 que também têm seu fim marcado para breve.

Steps Recorder e outros apps também deixam de funcionar

Na mesma atualização do Windows 11, outros dois apps nativos do Windows 11 também encontram seu fim. Além do WordPad, a Microsoft está encerrando o funcionamento do app Pessoas, que servia como um adendo ao Outlook para salvar contatos, e do Steps Recorder. O software focado em tutoriais gravava a tela do usuário de forma dinâmica, para demonstrações de passo a passo.

No primeiro caso, a integração acontece com o Outlook, um movimento que também marcou o fim do app nativo de Email e Calendário . Já no segundo, a ideia é privilegiar uma solução mais abrangente de captura de tela , como o app de Xbox, que permite criar vídeos a partir da interface tanto em aplicações do Windows quanto sites da internet, jogos e outros softwares.

Já no caso do Wordpad, a alternativa para visualizar e editar arquivos em formado DOCX é o uso da versão online do Word, disponível dentro do OneDrive e com recursos de colaboração, ou a assinatura do Microsoft 365 , que traz o pacote Office e outros recursos. Existem, ainda, alternativas gratuitas e de código aberto à suite de produtividade, que também podem ser baixadas no Windows 11.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!