A Qualcomm apresentou de surpresa nesta quinta-feira (4) o Snapdragon XR2 Plus Gen 2, novo chip focado em Realidades Virtual, Estendida e Mista (VR/XR/MR) da companhia que, na realidade, é uma versão turbinada do XR2 Gen 2 usado pela Meta (antigo Facebook) no Meta Quest 3 . O lançamento traz como destaques a maior potência de CPU e GPU, suporte a um maior número de câmeras e compatibilidade com telas 4,3K em cada olho, tendo estreia marcada em um misterioso par de óculos XR desenvolvido pela Samsung e Google.
- Apple Vision Pro pode chegar em 27 de janeiro, dizem fontes
- Galaxy Fit 3 aparece em certificação e lançamento deve ocorrer em breve
O Snapdragon XR2 Gen 2 original foi apresentado no final de setembro de 2023, chamando atenção pelas especificações poderosas. A plataforma foi usada primeiro no Meta Quest 3, elogiado por oferecer uma experiência de Realidade Mista bem mais encorpada que a segunda geração dos óculos, sendo o chipset um dos principais responsáveis pelas melhorias. A Qualcomm agora eleva o níve com o anúncio surpresa do XR2 Plus Gen 2, trazendo aprimoramentos pontuais no componente.
Aspectos técnicos como a contagem de núcleos de CPU e GPU não foram modificados, mas a gigante aumentou as frequências de operação em 20% e 15%, respectivamente. As mudanças parecem ser modestas, mas devem ser suficientes para dar fôlego extra aos dispositivos que apostarem no novo processador.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
We’re accelerating a new wave of spatial computing experiences with the brand new #Snapdragon XR2+ Gen 2. ⚡️ The platform unlocks 4.3K resolution at 90 fps for breathtaking visual clarity across work and play. pic.twitter.com/kpeuSRE9yp
— Snapdragon (@Snapdragon) January 4, 2024
Prova disso é o aumento da resolução máxima das telas para cada olho, que passam de já respeitáveis 3K para 4,3K, mantendo a taxa de quadros de até 90 FPS para garantir conforto. O lançamento também estende o número máximo de câmeras usadas para rastrear o usuário e o ambiente de 10 para 12 sensores, o que deve aumentar a precisão e garantir um melhor mapeamento do local em que os óculos serão usados.
A própria Qualcomm menciona que o XR2 Plus Gen 2 foi preparado para oferecer "visuais espetacularmente nítidos", graças às resoluções mais altas, e trabalhar melhor com "telas de escala de tamanho de salas, overlays de tamanho real e desktops virtuais", o que o posicionaria como a solução ideal para novos concorrentes diretos do Apple Vision Pro — o próprio material de divulgação cita a "computação espacial", termo constantemente usado pela Maçã.
Outras especificações não sofreram alterações, mas já eram bastante robustas: o lançamento conta com Wi-Fi 7, upscaling de imagem com o Snapdragon Game Super Resolution , renderização de conteúdo 3D com rastreamento da visão do usuário (foveated rendering), transição rápida de 12 ms para transmissão do espaço externo (passthrough) em cores e o alto desempenho de Inteligência Artificial.
A companhia não cita um prazo para o lançamento dos primeiros óculos com o Snapdragon XR2 Plus Gen 2, mas revela que há uma parceria com Samsung e Google, que possivelmente devem desenvolver o primeiro dispositivo munido da novidade. As declarações de cada companhia sugerem que o modelo da sul-coreana deve ainda embarcar uma versão do Android, e ser um carro-chefe na introdução de mais dispositivos de XR.
Vale lembrar que, durante o lançamento do Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5 , a Samsung havia confirmado que estava trabalhando junto à Qualcomm e ao Google no desenvolvimento de óculos de Realidade Estendida, sendo o anúncio do processador mais um passo na jornada de lançamento do aparelho em questão. Também não deve demorar muito para conhecermos o dispositivo, levando em conta que o CEO da sul-coreana, TM Roh, afirmou em entrevista que a revelação "aconteceria em breve" .
Apesar de não haver qualquer confirmação, é bastante provável que tenhamos alguma novidade durante o próximo Galaxy Unpacked, em que a família Galaxy S24 será apresentada , marcado para 17 de janeiro. Dito isso, o ecossistema não ficaria restrito à Samsung: a Qualcomm destacou que mais de cinco outras empresas estão trabalhando em visores de XR, com HTC Vive, Immersed e Play for Dream (antiga YVR) sendo algumas delas.
Para ajudar outras fabricantes e agilizar o processo de desenvolvimento, a dona da linha Snapdragon apresentou ainda um dispositivo de referência, produzido pela Goertek e equipado com tecnologia de rastreamento ocular da Tobii. O modelo não apenas está disponível em uma variante 4K com o XR2 Plus Gen 2, como também em versão 3K alimentada pelo XR2 Gen 2 original.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- WhatsApp vai oferecer selo verificado para canais de empresas
- Apple Fitness+ terá treinos com músicas da Rihanna e Britney Spears
- Google começa a bloquear cookies de rastreamento no Chrome
- Renascer | Compare os personagens das duas versões da novela da Globo
- 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais