Prévia Solo Leveling | A espera pelo anime parece ter valido a pena
André Mello
Prévia Solo Leveling | A espera pelo anime parece ter valido a pena

Uma das estreias mais aguardadas de 2024, Solo Leveling é o tipo de anime que tem tudo para explodir em popularidade entre os fãs do manhwa e aqueles que não fazem a menor ideia do que ele se trata no momento. Com uma história bem interessante e ação na medida certa, a animação parece ser um daqueles casos que valeu a espera pelo seu lançamento.

Lançado originalmente em 2016 como uma webnovel, Solo Leveling eventualmente foi adaptado em um webtoon, quadrinhos distribuídos de maneira digital, em 2018. Desde então, sua popularidade apenas cresceu, com a obra já no seu quinto volume na tradução oficial lançada no Brasil. Com um jogo de videogame já em desenvolvimento, a chegada do anime marca o momento em que a história deve se tornar ainda mais popular.

Do que se trata Solo Leveling?

Solo Leveling conta a história de um mundo em que, do mais absoluto nada, viu portais surgirem em todo o globo, permitindo a viagem para uma outra dimensão. O problema é que monstros passaram a ameaçar fazer a passagem para o lado dos humanos, o que causa pânico em toda a humanidade.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Felizmente, com a abertura desses portais, alguns humanos desenvolveram poderes especiais e são capazes de lutar contra esses inimigos, servindo como uma linha de defesa para a humanidade. Essas pessoas são denominadas Caçadores e acabam trabalhando para entrar em portais, que dão em masmorras cheias de monstros, para derrotar um chefão e garantir a segurança do mundo. É praticamente um RPG.

Para saber quais Caçadores chamar, um órgão os classifica por Rank S, A, B, C, D e E, sendo impossível que alguém de rank mais baixo possa subir de nível. É nesse panorama que conhecemos Sung Jinwoo, um jovem Rank E, o pior possível, e que é considerado por muitos como o caçador mais fraco do mundo.

Desde as primeiras cenas do anime, é possível dizer que Jinwoo já aceitou seu destino como quase um inútil nas masmorras. Outros caçadores nem tiram mais sarro de sua cara porque entendem a situação dele e até ficam felizes quando veem o jovem, pois isso já é garantia que a dungeon não será muito difícil.

Os motivos pelos quais Jinwoo segue se arriscando nas masmorras é mostrado de maneira muito rápida, mas parece ser o único trabalho que ele pode fazer para ajudar sua família. Isso porque itens encontrados dentro desses portais são bastante valiosos e se tornaram uma espécie de moeda no mundo real.

De um ninguém a herói

Solo Leveling poderia apenas explorar esse universo, mostrando Jinwoo sobrevivendo às suas aventuras apenas pela sorte, já que não consegue fazer absolutamente nada, mas a trama ganha novos contornos quando, ao explorar uma dungeon fraca, o jovem e seu grupo descobrem que existe uma outra para níveis mais altos dentro dela.

Mesmo sendo absurdamente fraco, Jinwoo usa de sua esperteza para tentar sobreviver, mas vê quase todo o seu grupo eliminado e ele fica para salvar a todos. Momentos antes de morrer, o jovem recebe uma escolha. Essa escolha, feita por uma entidade desconhecida, pergunta se ele quer se tornar um Jogador.

Ser um Jogador permite que Jinwoo se transforme na única pessoa do mundo capaz de subir de nível, ficando mais forte e conseguindo novos poderes.

Parece que ao contar isso, estamos apenas estragando a surpresa do anime, mas esses primeiros episódios são basicamente a sinopse dele. Apesar de demorar um pouco para a história de fato começar, eles servem exatamente para mostrar como é o mundo em que os personagens vivem, em um ritmo interessante que consegue ser lento, mas ao mesmo tempo, que não parece chato.

Ao estar apresentando coisas ao espectador, você sente que tem algo realmente importante para acontecer, mas segue absorvendo informações que são explicadas lentamente.

Por ser apenas o começo da história, Jinwoo ainda não é um personagem particularmente interessante, já que ainda está com a mentalidade de derrotado, aceitando o seu destino como um quase inútil. Espera-se que ele, assim como seus poderes, evolua ao longo da temporada.

Os episódios também dão pequenas dicas sobre para onde a história pode seguir, apresentando o uso político dos portais e masmorras, algo que pode ficar mais evidência nos próximos episódios.

Pancadaria e muito sangue

Solo Leveling é um anime que apresenta boas cenas de ação nos primeiros episódios, ainda que elas não sejam absurdas por conta do nível dos personagens envolvidos. Uma coisa que é possível ser dita é que a animação é bastante violenta.

Por ter personagens curandeiros, capazes de curar grandes ferimentos, o anime não tem medo de mostrar sangue para todos os lados. Em dado momento, pessoas são cortadas ao meio, desmembradas e empaladas sem muita cerimônia.

Saber disso pode ajudar a imaginar o tom da animação, que confesso comecei a acompanhar pensando que seria mais cômico até pela ideia da história. Bastou alguns minutos para perceber que, na verdade, é um anime que se leva a sério na medida certa, com os personagens encarando os perigos exatamente como deveriam.

Gostinho de quero mais

Solo Leveling tem um início que serve perfeitamente ao seu propósito de apresentar o mundo dos personagens, a ideia principal da história e deixar uma sensação ideal de expectativa pelo que está por vir. Geralmente, ao final de, no máximo, o segundo episódio de um anime, você já consegue ter noção se ele será algo que vai prender a sua atenção.

É ali que as coisas geralmente "clicam". A animação passa nesse teste com louvor, já que ao final da prévia que o Canaltech teve acesso, é exatamente o ponto onde tudo parece fazer sentido. É quando uma voz surge na cabeça dizendo "eu preciso ver o resto!".

Não faço ideia se o estúdio A-1 Pictures, responsável pelo excelente Erased , vai conseguir manter isso até o final. O que pode ser dito é que ele começa muito bem. Fica a esperança que, assim como o seu herói, o anime possa sempre subir de nível.

Solo Leveling estreia dia 6 de janeiro na Crunchyroll.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!