Samsung vai eliminar trabalho humano em fábricas até 2030
Daniel Trefilio
Samsung vai eliminar trabalho humano em fábricas até 2030

Segundo relatório recente, a Samsung planeja deixar de utilizar funcionários humanos em suas linhas de produção de semicondutores até 2030. A empresa iniciou o desenvolvimento do “Smart Sensing System”, que visa melhorar o rendimento dos wafers de silício e mudar como suas fundições operam, tornando suas fábricas 100% automatizadas até o final da década.

O processo de transição envolve soluções de IoT e automação auxiliados por IA, e o primeiro passo é implantar um sistema robusto de monitoramento e sensores de visão computacional . Segundo a ET News, a Samsung vem investindo dezenas de milhões de dólares em projetos de sensores inteligentes, com a projeção de que o valor se pague no longo prazo, tanto no custo de operação quanto no rendimento de suas fundições.

Big Data e IA em processos industriais

Empresas de diversos setores já operam com fábricas inteligentes , algumas já bem próximas de 100% de automação. No entanto, de maneira geral, isto é mais viável atualmente em linhas de produção mais pesadas, que envolvem processos menos sensíveis.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Em todo caso, todo processo de automação envolve algum nível de visão computacional, seja para mapear rotas de robôs, seja para identificar possíveis problemas de qualidade do produto. Por isso, o setor de IoT industrial é um dos que mais pode se beneficiar a curto e médio prazo das soluções de Inteligência Artificial em escala.

Quanto mais sensíveis e precisos os sensores utilizados, mais dados eles conseguem coletar. Isto é crucial para, por exemplo, controlar a uniformidade do plasma em processos de alta precisão, como a fabricação de semicondutores.

Até então, a maioria do processamento de volumes elevados de dados exige conectividade constante a servidores de Big Data. Contudo, com os novos processadores de servidores AMD e Intel auxiliados por IA embarcada, é cada vez mais viável trazer essas estações de processamento para a borda, ou mesmo instalações locais.

Com isso, eventuais quedas de conectividade podem afetar alguns aspectos de monitoramento e controle de futuras fábricas automatizadas, mas não deve ter impacto nas linhas de produção. Sendo assim, tudo indica que além dos sensores inteligentes, a Samsung também deve passar a investir em breve em soluções de borda para Big Data, visando aumentar produtividade e reduzir custo total de operação de suas fábricas.

🛒 Compre notebooks com CPU Intel Core pelo melhor preço!

🛒 Compre notebooks com CPU AMD Ryzen pelo melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!