A Apple segue muito atrás das concorrentes no que se refere à oferta de tecnologia de IA generativa para seus consumidores, e 2024 poderá ser um ano crucial para a empresa não perder mais terreno nesse segmento do mercado. A expectativa é que a gigante de Cupertino apresente suas soluções com inteligência artificial na Worldwide Developers Conference (WDC) apenas em junho, com a apresentação do iOS 18.
- “ChatGPT da Apple” está em desenvolvimento e chega em 2024, sugere rumor
- Apple pode anunciar versão da Siri com IA generativa em junho
A demora — ou a cautela — da Apple em lançar produtos com os recursos emergentes de IA possibilitou que Big Techs como a Microsoft e o Google ganhassem espaço no setor. Ao longo de 2023, ferramentas como o Bing Chat e o Bard pegaram carona no sucesso do ChatGPT da OpenAI e transformaram a relação do público com as IAs generativas.
Quais os planos da Apple
Enquanto isso, a Apple se manteve quieta sobre o desenvolvimento de soluções próprias em IA. Isso ficou evidente, por exemplo, no evento de lançamento do iOS 17 em setembro com uma omissão do termo “inteligência artificial” na apresentação dos novos recursos do sistema e seus apps.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
No entanto, os boatos em torno das tecnologias que a gigante de Cupertino pode estar preparando continuam. No último trimestre de 2023, um analista da cadeia de suprimentos afirmou que a Big Tech planeja construir uma rede de “centenas de servidores de inteligência artificial” para atender a demanda de processamento de suas ferramentas de IA.
Mas quais seriam essas ferramentas? Segundo uma nova reportagem da Bloomberg, a empresa liderada por Tim Cook prepara recursos como preenchimento automático e resumo em aplicativos de produtividade como Pages e Keynote.
Além disso, serviços como o Apple Music podem ganhar funções de IA para ajudar na recomendação de conteúdo e criação de playlist. Já a assistente Siri pode ter uma grande reformulação para o próximo sistema operacional.
Para os desenvolvedores, a Apple pode estar trabalhando em uma nova versão do Xcode e de outras ferramentas de programação para utilizar IA no processo de codificação. De acordo com a Bloomberg, a empresa também constrói um novo sistema baseado em IA para ajudar os funcionários da AppleCare a auxiliar os clientes na solução de problemas.
As informações da Bloomberg confirmam as revelações feitas pelo site The Information , que citou melhorias para Siri e AppleCare, mas que também falou sobre o desenvolvimento de uma IA multimodal — capaz de reconhecer comandos em diferentes formatos — e de ferramentas dedicadas à geração de imagens.
Enquanto a Apple prepara com certo atraso as suas soluções com IA, a Samsung apresenta já na próxima semana o Galaxy AI — nome dado ao conjunto de recursos baseados em inteligência artificial que vão equipar a nova linha Galaxy S24. O evento Galaxy Unpacked será realizado no dia 17 de janeiro .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- CES 2024 | Samsung anuncia sua primeira tela Micro LED transparente
- iPhone sobrevive a queda de 4.800 metros após avião voar de "porta aberta"
- Atualizações do Android: o elefante na sala
- CES 2024 | LG mostra TV transparente que funciona quase sem fios
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- 4 motivos para não usar water cooler no computador