CES 2024 | Intel revela CPUs Raptor Lake Refresh HX de laptop com até 24 núcleos
Felipe Vidal
CES 2024 | Intel revela CPUs Raptor Lake Refresh HX de laptop com até 24 núcleos

Em sua apresentação na CES 2024, a Intel resolveu anunciar três novas linhas de processadores que chegam ao mercado já no início desse ano. O destaque fica com a introdução dos processadores Raptor Lake Refresh HX para notebooks, bem como para a extensão dessa 14ª geração nos computadores de mesa , que recebem 18 novas CPUs. Além disso, o time azul ainda anunciou a nova família Intel Core U Série 1, voltada para dispositivos finos e leves.

O principal anúncio da empresa liderada por Pat Gelsinger ficou com os Raptor Lake Refresh HX, a versão mobile dos processadores lançados originalmente para desktops em outubro do ano passado. Assim como nos desktops, as CPUs do mercado de notebooks trazem poucas diferenças quando comparadas com a geração anterior , apostando em um leve aumento nas frequências.

A aplicação máxima dessa 14ª geração fica com o Intel Core i9-14900HX, que acompanha até 24 núcleos híbridos (oito de Performance e 16 de Eficiência). A frequência turbo é de 5,8 Ghz, ou seja, um aumento tímido de 7% entre o Core i9-13900HX do ano passado. No entanto, a Intel melhorou o suporte para até 192 GB de memória DDR5 com 5.600 MT/s.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Assim como nos desktops, a família do Core i7 foi a quem recebeu a maior fatia do bolo. Os Intel Core i7-14700HX aumenta a contagem de núcleos para 20 cores híbridos (oito de Performance e 12 de Eficiência) e 28 Threads. Esse é um aumento bem considerável em relação aos 16 núcleos presentes no Core i7-13700HX Raptor Lake.

Outras boas tecnologias envolvem o Intel APO (Application Optimization) , capaz de melhorar o desempenho de alguns jogos selecionados em até 30% graças ao uso refinado do Thread Director . Os usuários também terão acesso a ferramentas de overclock , como o Intel Extreme Utility (XTU) e o Intel Extreme Memory Profile. Anunciado há poucos meses, o Thunderbolt 5 em conexões USB Tipo-C também são compatíveis com a 14ª geração HX, trazendo uma largura de balda altíssima de até 120 Gbps. O WiFe 7 e o Bluetooth 5.3 também estão confirmados

Novos Raptor Lake Refresh para desktops

O lançamento da 14ª geração no ano passado contemplou apenas os processadores com sufixo K e F com desbloqueio de overclock e versões sem gráficos integrados. Como já era de se esperar, a Intel revelou 18 novos processadores, incluindo modelos sem qualquer tipo de sufixo e até mesmo os SKUs de consumo energético reduzido.

Novamente, a aplicação máxima fica a cargo de um Core i9, mas dessa vez sem nenhum tipo de nomenclatura distinta: o i9-14900. Esse modelo mantém os mesmos 24 núcleos híbridos e a frequência em turbo de 5,8 Ghz, mas possui um TDP (Thermal Design Power) inferior, de apenas 65W. O Core i7-14700 também continua com o adicional de núcleos característico dessa geração.

Essas CPUs também suportam até 192 GB de RAM DDR5 com 5.600 MT/s ou DDR4-3.200 MT/s; são compatíveis com a conexão PCIe Gen 5 e o WiFi 7 , mas estão limitados ao protocolo Thunderbolt 4. Muitos processadores da lista costumam a aparecer mais em sistemas pré-montados, enquanto outros se destacam pelo preço reduzido frente aos valores mais altos das versões K e F.

O line-up completo dos processadores Intel Raptor Lake Refresh já está disponível para compra no mercado internacional

Intel Core U Série 1

Por fim, a Intel anunciou ainda uma nova leva de produtos da geração Meteor Lake. Os produtos são chamados de Intel Core U Série 1, indicando que não fazem parte do recém-lançado portfólio Intel Core Ultra. Isso também se dá pelo sufixo U, que designa processadores de baixa tensão e pouco consumo. Aliás, esse é exatamente o foco dos Intel Core U: oferecer o desempenho que a arquitetura promete e conciliar isso com bastante duração de bateria para notebooks finos e leves.

Essa geração é representada pelo Intel Core 7 150U, que integra 10 núcleos híbridos (dois de Performance e oito de Eficiência) e 12 threads, além de uma frequência máxima de 5,4 Ghz. A memória DDR5 tem suporte até 96 GB de apenas 5.200 Mhz, enquanto o formato DDR4 segue apenas 3.200 Mhz de forma nativa.

Diferente dos Core Ultra mais parrudos, essa família de CPUs ainda trabalha com a conexão PCIe Gen 4, oferecendo até oito pistas para SSDs e 12 pistas para o PCIe Gen 3. A conectividade sem fio do WiFi 7 e Bluetooth 5.3 também estão presentes.

Os primeiros notebooks da linha Intel Core U Série 1 chegam às lojas ainda no primeiro trimestre de 2024.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!