CES 2024 | Novas TVs da Samsung agora são “telas com IA”
Léo Müller
CES 2024 | Novas TVs da Samsung agora são “telas com IA”

Em um evento pré-CES 2024 em Las Vegas, EUA, a Samsung apresentou ao mundo sua nova geração de TVs, que agora não são mais simplesmente smart TVs, ma sim “telas com inteligência artificial” ou “IA Screens”. A marca coreana cunhou esse novo termo devido à implementação do chip NQ8 AI Gen3 na linha Neo QLED 8K e 4K deste ano, capaz de rodar 8 vezes mais redes neurais que seu antecessor e que tem uma NPU (unidade de processamento neural) 2 vezes mais poderosa.

Com isso, as novas TVs QLED da marca agora estão recheadas de recursos de software inteligentes que pretendem mudar a relação do usuário a principal tela da sua casa.

“O processador das TVs sempre foi um ponto importante no desenvolvido da TV”, segundo Guilherme Campos, direto de produto para TVs na Samsung Brasil. “Ele só nunca foi falado com tanta intensidade como vocês viram hoje aqui. A tela está alcançando uma capacidade tão grande de geração de imagem, brilho e contraste — e isso graças ao processador — que os líderes da Samsung decidiram falar com mais intensidade sobre o chip”, concluiu.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

O novo chip e seus recursos de IA são o grande trunfo da Samsung para um ano sem grandes novidades em tecnologia de tela. Todos os principais recursos das Neo QLED 2024 giram em torno do que o processador consegue fazer. Isso vai desde o "AI Motion Enhancer Pro" — que detecta o tipo de transmissão esportiva que está sendo consumida para eliminar distorções de objetivos velozes, como bolas de tênis, futebol e discos de hóquei — até à nova tecnologia de upscaling da marca, que transforma vídeo de baixa resolução em conteúdo em até 8K.

Apesar de ainda haver poucas séries e filmes em 8K nativo para consumir via streaming, Campos se mostra otimista em relação ao padrão. “Todo ano algum provedor lança algum conteúdo em 8K, como Senhor dos Anéis da Prime Video no ano passado que teve um trailer de 25 min em 8K liberado. Então como a TV já é capaz de suportar o encore de arquivos dessa complexidade vindos da nuvem, os provedores estão se mexendo cada vez mais para fazer isso acontecer”, relatou.

Além do processador, a melhoria de hardware mais palpável das novas TVs da Samsung é o design mais de tela mais fina — com 12,9 mm de espessura — e sem protuberâncias na parte de trás. A Samsung chama isso de "Infinity Air Design”.

O sistema operacional Tizen também recebeu mais um upgrade na sua interface com melhorias visuais e agora traz a possibilidade de criar perfis de usuários na TV. A ideia é que cada membro de uma família possa criar seu perfil para receber recomendações de conteúdo que combinam com seu gosto. Assim, se seus filhos pequenos forem obcecados pela Galinha Pintadinha ou Pepa Pig, você não terá que lidar com uma enxurrada de conteúdo infantil sendo sugerida na TV da sala todos os dias. O serviço de streaming de TV gratuita da coreana, o Samsung TV Plus também recebeu um grande redesign da sua interface.

Outra novidade de software é o Samsung Daily+, que funciona como hub de atividades diárias que você pode rastrear na TV. Isso inclui gerenciamento de atividades físicas e até uma ferramenta para os seus filhos peludos chamada “Dr. Tail”, que permite conversar ao vivo com veterinários para aprender a cuidar melhor dos pets.

Apesar de tudo isso, talvez o recurso de melhore demonstre o poder de fogo do chip NQ8 AI Gen3 seja o Guia de Voz para Legendas”, capaz de dublar em tempo real conteúdos de língua estrangeira, mas que tenham legenda.

Nova linha OLED 2024

Para a linha OLED deste ano, a Samsung trouxe melhorias bem interessantes em termos de imagem. As TVs dele ano conseguem brilho até 20% maior que as do no passado, segundo a marca. As cores são calibradas por IA com pretos profundos e certificação Pantone Validated™.

As novas TVs OLED (S95D, S90D, S85D) chegarão ao mercado internacional e brasileiro em tamanhos variando de 42 polegadas até 83 polegadas e versões com e sem tratamento OLED Glare Free, que reduz reflexos no display.

A Samsung ainda apresentou um conceito de TV transparente com tela MICRO LED que teria como aplicação mais interessante fornecer uma “camada tridimensional” para conteúdos sendo transmitidos em outro display mais ao fundo. O efeito é muito interessante quando visto pessoalmente, mas imagens de câmera não fazem jus à tecnologia. A novidade, contudo, ainda não é produto final.

Preço e disponibilidade

A Samsung ainda não falou sobre preço de nenhum dos novos produtos apresentados hoje em Las Vegas, mas deixou claro que muitos modelos devem chegar ao Brasil nos próximos meses. Isso inclui tamanhos variados da linha Neo QLED 2024 e também telas OLED com e sem tratamento antirreflexo.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!