CES 2024 | Samsung mostra monitor 3D que não exige óculos especiais
Vinícius Moschen
CES 2024 | Samsung mostra monitor 3D que não exige óculos especiais

Durante a CES 2024, a Samsung apresentou seu novo conceito de monitor que mostra imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais. O produto ainda não faz parte de uma linha comercial da marca, mas sinaliza o que podemos esperar para o futuro da categoria.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Para que as imagens ganhem o efeito tridimensional, o monitor usa uma série de tecnologias baseadas em imagens capturadas por sensores que ficam logo acima do painel. Os componentes são capazes de identificar a direção do olhar de quem usa o produto, e então transforma o conteúdo 2D em 3D.

Mesmo que seja uma ideia inovadora e pouco usada no mercado de produtos para consumidores, a tecnologia de telas 3D sem óculos não é exatamente nova. A Lenovo apresentou um produto parecido durante a IFA no ano passado , com vendas previstas a partir do mês que vem.

Outros itens de marcas diversas já possuem telas 3D sem óculos . É o caso do tablet Nubia Pad 3D , lançado no ano passado com uma camada extra de display que divide a imagem para torná-la diferente para cada olho.

o notebook ASUS ProArt Studiobook 16 2022 foi mostrado no ano passado , também com tecnologia de camada extra de display para viabilizar o 3D.

Assim como os produtos anteriores, é possível usar o monitor da Samsung como um painel 2D tradicional, nos momentos em que isso for necessário.

As primeiras pessoas que testaram o monitor durante a CES 2024 relataram que a tecnologia funciona bem e é imersiva, mas não perfeita. Afinal, alguns efeitos indesejados de tearing foram percebidos no fundo de algumas cenas no jogo Lies of P.

A Samsung não deu informações sobre a disponibilização da tecnologia em produtos para consumidores, e por isso não é esperado um lançamento do tipo em curto prazo.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!