O novo Google Assistente integrado com a IA generativa do Bard ainda não tem uma data de lançamento confirmada, mas já é possível conferir uma prévia da interface do serviço no Android. O desenvolvedor Dylan Roussel publicou algumas imagens no X (antigo Twitter) que revelam o chatbot em funcionamento nos celulares.
- Apple pode anunciar versão da Siri com IA generativa em junho
- Bard prepara função para criar bots personalizados e mais
A configuração inicial do Bard revela que a IA ainda está “aprendendo alguns recursos do Assistente clássico”, sinal de que o lançamento inicial deve focar na criação de textos. A ferramenta oferece alguns exemplos de uso, como gerar e-mails ou posts de redes sociais, resumir vídeos do YouTube e ensinar sobre assuntos variados.
Here's everything about Assistant with Bard.
1st, the setup. (4/9) pic.twitter.com/iHhq82UlF9-
— Dylan Roussel (@evowizz) January 7, 2024
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-
O novo assistente é exibido em janela pop-up no Android, mas pode ser ampliado para uma versão de tela cheia que exibe o histórico recente de chats e novas sugestões de comandos. O aplicativo tem suporte a texto, digitação por voz e envio de imagens da galeria.
After setting up Assistant with Bard, you can finally start using it.
— Dylan Roussel (@evowizz) January 7, 2024
Pressing the top right arrow opens the full UI, which offers suggestions to get started, or you can type your own prompt at the bottom. (5/9) pic.twitter.com/xcVWpZloWd
Ao abrir o Bard sobre um aplicativo em execução, a IA oferece um atalho para tirar um print da tela e enviar a imagem para análise do chatbot. Na versão final, é provável que a ferramenta consiga resumir e transcrever todo o conteúdo presente na captura de tela.
If you open Assistant with Bard on top of an app, you get the ability to attach a screenshot of the app right away, by tapping on "Add this screen." You can then ask questions related to the attached screenshot. (6/9) pic.twitter.com/KM9u0er0hs
— Dylan Roussel (@evowizz) January 7, 2024
Por fim, a tela de configurações revela que é possível desativar o Bard e voltar a usar a versão original do Google Assistente. A IA generativa deve ser lançada de forma experimental no Android, então os usuários terão a opção de escolher entre os assistentes disponíveis.
That same account dialog allows you to access Settings, which contain settings specific to both Assistant with Bard and Classic Assistant.
— Dylan Roussel (@evowizz) January 7, 2024
You can also switch back to the Classic Assistant if you prefer. (8/9) pic.twitter.com/h0AEi4bbpk
Nada oficial, por enquanto
Responsável pelo vazamento das imagens, Dylan Roussel reforça que todos os recursos mencionados ainda não foram lançados pelo Google e podem até ficar de fora da versão final, disponibilizada ao público.
De qualquer forma, a chegada do Bard ao Android provavelmente está próxima: informações encontradas no código do aplicativo do Google já sugerem um novo ícone para abrir o assistente no sistema operacional . A novidade deve chegar primeiro aos modelos das linhas Google Pixel 8 e Samsung Galaxy S24 , dando o pontapé inicial de uma nova era da IA generativa com os celulares.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Atualizações do Android: o elefante na sala
- Globo de Ouro | Oppenheimer e Succession dominam premiação; veja vencedores
- 4 motivos para não usar water cooler no computador
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- Globo de Ouro 2024 | Como assistir à premiação ao vivo
- A Sociedade da Neve | 5 filmes e documentários sobre o acidente nos Andes