ChatGPT poderá ser usado como assistente padrão no Android
Guilherme Haas
ChatGPT poderá ser usado como assistente padrão no Android

Códigos encontrados na versão mais recente do aplicativo do ChatGPT para Android revelam a preparação de uma configuração para usar o chatbot da OpenAI como assistente virtual padrão no celular.

A descoberta foi compartilhada por Mishaal Rahman, desenvolvedor e colaborador de canais de tecnologia, que contou ao Android Authority que a configuração ainda não está pronta para ser utilizada, mas pode entrar em operação em breve.

ChatGPT como assistente padrão

Segundo Rahman, há uma nova atividade no código do app ChatGPT para Android chamada “com.openai.voice.assistant.AssistantActivity“. Essa função, quando lançada, abre por sobreposição uma animação igual à tela do chatbot no modo de consulta por voz.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Essa característica indica a possibilidade de acionar o ChatGPT como assistente a qualquer momento, sem a necessidade de abrir o app próprio ou acessar a página da IA pela web.

De acordo com Rahman, o serviço poderá ser acessado ao pressionar o botão central do sistema ou deslizar o dedo a partir de um canto da tela do celular, a depender das preferências de configuração de cada pessoa.

No entanto, o especialista conta que ainda faltam alguns ajustes no código para que o recurso funcione. Ao testar a função, ele nota que a animação do “modo assistente” do ChatGPT parece incompleta, enquanto a atividade se encerra abruptamente.

Rahman revela ainda a existência de um arquivo XML para definir o suporte do chatbot como assistente virtual no Android, mas que as declarações necessárias para essa configuração ainda não estão preenchidas.

Apesar dessas partes incompletas, o conjunto de evidências indica a intenção da OpenAI de oferecer o ChatGPT como uma alternativa ao Google Assistente no sistema Android — ainda que nada tenha sido dito oficialmente.

O momento para esse movimento da empresa, no entanto, é bastante oportuno. Como o Google está prestes a integrar o Bard ao seu Assistente , a OpenAI pode oferecer o ChatGPT no modo assistente como uma solução para evitar que as pessoas migrem para o Bard só porque está com acesso facilitado.

Esse cenário pode se concretizar nas próximas semanas, assim que as empresas anunciarem oficialmente as ferramentas e atualizações de seus serviços de IA.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!