A chuva de meteoros Quadrântidas está em destaque no site Astronomy Picture of the Day, da NASA, nesta quinta-feira (11). Este evento ocorreu no comecinho do mês, mas é visível apenas no hemisfério Norte, com poucas chances de observação no Brasil.
- Chuvas de meteoros em 2024 | Calendário com todos os eventos
- Céu de 2024 | Calendário com os eventos astronômicos do ano
Na imagem abaixo, vemos algumas “estrelas cadentes” capturadas pelo fotógrafo coreano 염범석 Yeom Beom-seok, usando 15 segundos de exposição. A foto foi composta no dia 4 de janeiro, durante um horário próximo do momento de pico da Quandrântidas.
As estrelas da constelação Ursa Maior estão perto do canto superior direito, um pouco acima do radiante (o ponto de onde os meteoros parecem ter saído) dessa chuva. A estrela norte Polaris pode ser vista no canto superior esquerdo.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Sobre a chuva de meteoros Quadrântidas
Os meteoros dessa chuva anual são detritos deixados pelo Mackholz, um cometa de longo período descoberto recentemente, em 2004. Diferente dos demais cometas conhecidos, ele atingiu um brilho visível a olho nu quando estava mais longe que o Sol do que a órbita da Terra.
A Quadrântidas recebe esse nome em referência à Quadrans Muralis, uma constelação criada por Jérôme Lalande em 1795. Hoje, ela não é mais utilizada por ficar entre Bootes e Draco, mas a chuva de meteoros herdou o nome.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xiaomi lança POCO X6, X6 Pro e M6 Pro com preço baixo e proteção contra água
- Starlink mostra primeiras mensagens enviadas com conexões móveis por satélite
- Calendário lunar 2024 | Datas das fases da lua neste ano
- Galaxy S24, Plus e Ultra: mega vazamento detalha tudo do trio da Samsung
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Os 45 filmes mais esperados de 2024