APUs Ryzen 8000G têm desempenho ideal com memórias DDR5-6000
Daniel Trefilio
APUs Ryzen 8000G têm desempenho ideal com memórias DDR5-6000

A AMD lançou as novas APUs Ryzen 8000G Hawk Point como uma solução competente para rodar jogos sem GPUs dedicadas. Contudo, por utilizar gráficos integrados, que dependem da memória do sistema, a AMD sugere que usuários optem por módulos em dual-channel de memórias DDR5-6000, mais rápidas, para um “desempenho ideal”.

Os novos chips da AMD para soquete AM5 combinam as arquiteturas Zen4, gráficos RDNA3, e adicionam ao die chiplets das novas NPUs XDNA para otimizar alguns processos por meio de IA. Testes internos da AMD mostraram o novo Ryzen 7 8700G rodando Cyberpunk 2077 direto dos gráficos integrados com boa jogabilidade e estabilidade, algo impensável em APUs anteriores sem comprometer muito as configurações gráficas.

16 GB de RAM com os dias contados

Em termos de custo-benefício, as APUs AMD têm tradição como alternativas interessantes para gamers com orçamento limitado, ou menos exigentes. No entanto, a qualidade gráfica dos jogos evoluiu muito nos últimos anos, fortalecendo o segmento das placas de vídeo de entrada , como as GeForce xx50/xx60 e Radeon RX x500/x600.

Não necessariamente era impossível jogar com gráficos integrados, mas os usuários se viam limitados a utilizar configurações bem baixas para obter jogabilidade estável em títulos AAA . Ao que tudo indica, a nova geração de APUs com gráficos RDNA3 e Intel Arc está resgatando as iGPUs como uma solução, efetivamente, viável para jogos.

Tanto que ela está acelerando a criação de consoles portáteis com excelente desempenho, como o ASUS ROG Ally, com RDNA3, e os novos MSI Claw, com Intel Core Ultra 7 155h . Por outro lado, esse movimento também deve aumentar a demanda por kits de memória mais rápidos, como as de 6000 MT/s sugeridas pela AMD, e com mais capacidade. Mesmo com placas dedicadas, setups com 16 GB de RAM já apresentam alguns gargalos de desempenho, especialmente entre gamers que gostam de transmitir suas partidas na Twitch ou outras plataformas.

Com os gráficos integrados voltando a se popularizar, a sugestão é aproveitar enquanto os preços das memórias DDR5 não sofrem reajustes, como os que já vem sendo observados nos SSDs , para garantir kits de 32 GB — ou até mais . Caso contrário, pelo menos para o brasileiro, ainda vai levar algum tempo até os gamers conseguirem montar PCs de entrada apenas utilizando iGPUs e abandonando as placas de vídeo baratinhas.

🛒 Compre console ASUS ROG Ally pelo melhor preço!

🛒 Compre notebooks gamer AMD Ryzen pelo melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!