Tesla Cybertruck pode ter venda proibida na Europa
Paulo Amaral
Tesla Cybertruck pode ter venda proibida na Europa

A Tesla Cybertruck, badalada picape elétrica da montadora de Elon Musk, passou por uma série de problemas, ora por falta de semicondutores , ora por “ capricho ” do executivo, que acabaram atrasando seu esperado lançamento nos Estados Unidos.

Agora, pouco tempo após finalmente ter começado a ser entregue aos clientes que se dispuseram a pagar uma verdadeira fortuna na pré-reserva, a Cybertruck está envolvida em novas polêmicas, que podem levar até a proibição da venda da picape em território europeu.

Segundo reportagem da Reuters, o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes está preocupado com o impacto do veículo nas ruas e avenidas da região, especialmente no que diz respeito à segurança de ciclistas e pedestres. E quer vetar a presença da Cybertruck no Velho Continente.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

“Esperamos que a Tesla não traga este veículo para a Europa. Um veículo deste tamanho, potência e enorme peso será letal para pedestres e ciclistas em caso de colisão”, disparou o órgão, em comunicado oficial enviado para a agência de notícias.

Design “diferentão” da Cybertruck preocupa

A principal preocupação do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes é por conta do tamanho avantajado da picape elétrica (5,68 m de comprimento x 2.03 m de largura x 1,79 m de altura x 3,80 m de entre-eixos) e, principalmente, pelo design pouco usual, ou “diferentão” da Tesla Cybertruck.

O órgão alegou que os formatos diferentes do carro e as estruturas que “não se deformam como as convencionais”, além das dimensões avantajadas da picape, podem causar sérios danos se as pessoas forem atingidas e chocarem a cabeça contra a Cybertruck.

Pedro Pacheco, analista da Gartner na Alemanha, endossou, em entrevista para a Automotive News Europe, a preocupação do órgão, e acrescentou que a regulamentação europeia é mais rígida do que a que está em vigor nos Estados Unidos.

Ninguém da Tesla se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas o bilionário Elon Musk, CEO da montadora, respondeu a uma publicação do perfil Whole Mars Catalog na rede social X (antigo Twitter), que rotulou como bullshit (bobagem, em português) as argumentações do órgão europeu.

Segundo Musk, a Tesla tem certeza de que a Cybertruck será bem mais segura do que outras caminhonetes, “tanto para os ocupantes quanto para os pedestres”.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!