Erupção de vulcão na Islândia incendeia casas e abre fissura no solo
Augusto Dala Costa
Erupção de vulcão na Islândia incendeia casas e abre fissura no solo

No último domingo (14), uma erupção vulcânica rasgou o solo na península de Reykjanes, na Islândia , um mês após uma erupção menor que abriu uma fissura de quatro quilômetros no país. Desta vez, a atividade fez com que a lava atingisse a cidade de Grindavík, mesmo com defesas construídas em dezembro de 2023 para evitar que o fluxo de lava chegasse ao município, que foi evacuado em novembro — erupções já eram frequentes desde outubro .

Uma nova fissura foi aberta além das barreiras, e a lava, ao chegar à cidade, ateou fogo em diversas casas. Segundo um comunicado do Escritório Meteorológico da Islândia, a parte mais ao sul da fissura está a cerca de 900 metros de Grindavík, ficando também ao sul das barreiras construídas ao norte da cidade.

Gás e erupções na Islândia

A erupção também gerou ondas de gás, que foram sopradas pelo vento em direção ao mar, ficando longe da cidade. Segundo especialistas, a intrusão de rocha magmática responsável pelas erupções se moveu por baixo de Grindavík, e acredita-se que falhas e fraturas da localidade tenham sido reativadas, também formando novas falhas com o movimento subterrâneo.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

A cidade e a fratura próxima são paralelas ao sistema vulcânico de Fagradalsfjall, que ficou inativo por 6.000 anos até voltar a entrar em erupção em 2021 . Desde então, a Península de Reykjanes viu cinco erupções , contando com a do último domingo, jogando cada vez mais magma sobre a região. A quantidade de lava preocupa os cientistas, já que pode indicar que a atividade está apenas começando no sistema de vulcões.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!