Ryzen 8000 com Zen 5 já pode ter entrado em produção massiva
Felipe Vidal
Ryzen 8000 com Zen 5 já pode ter entrado em produção massiva

Após revelar os novos Ryzen 8000G com vídeo integrado recentemente , a AMD prepara suas fábricas para a chegada dos vindouros Ryzen 8000 regulares de desktop “Granite Ridge” para 2024. Os modelos, que já apareceram no line-up oficial da companhia, já parecem ter entrado no estágio de produção em massa para serem lançados nos próximos meses.

A informação foi indicada de maneira sutil pelo informante kepler_L2, que afirmou a um usuário do X (Antigo Twitter) que esses processadores já estão sendo produzidos em larga escala. Isso não chega a ser tão surpreendente, visto que o time vermelho já lançará os primeiros Ryzen 8000 com o sufixo G neste mês de janeiro.

O que ainda é um mistério é a janela de lançamento dos Ryzen 8000 Granite Ridge. Por entrarem em produção massiva nesse momento, tudo indica que a AMD não deve estender a data de lançamento até o fim do ano. Logo, é possível imaginar um cenário de que essas CPUs cheguem ao mercado ao fim do segundo trimestre do ano, por exemplo.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

Novos Ryzen 8000 estreiam o Zen 5

Diferente dos irmãos Ryzen 8000G, os Ryzen 8000 regulares de desktop trarão a esperada arquitetura Zen 5 , que deve ser caracterizada por um salto de desempenho marcante. Outro destaque é a presença de uma NPU (Unidade de Processamento Neural), ou seja, uma unidade dedicada no chip para auxiliar o processamento de tarefas que envolvam inteligência artificial.

A respeito de compatibilidade, esses produtos serão compatíveis com o atual soquete AM5, o qual a AMD já se comprometeu a dar suporte até 2025 , pelo menos. Inclusive, nos próximos meses também devemos ver a chegada de placas-mãe atualizadas com essa plataforma e novos recursos.

Ainda sem informações de lançamento, o que resta é aguardar por um anúncio oficial por parte do time vermelho nos próximos meses. Aliás, mesmo que o vazamento do informante tenha credibilidade, é bom tratar tudo como especulação por enquanto.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!