YouTube apresenta lentidão para quem usa bloqueador de anúncio
Guilherme Haas
YouTube apresenta lentidão para quem usa bloqueador de anúncio

Várias pessoas que utilizam o YouTube com bloqueador de anúncio foram ao Reddit debater sobre a lentidão da plataforma, com relatos de espera de até cinco minutos para começar a carregar e reproduzir vídeos. A demora no processamento é uma ação deliberada do Google para combater o uso de bloqueadores de anúncios, que prejudicam a receita e o modelo de negócio da companhia.

Em novembro, a Big Tech realizou um exercício similar com o carregamento mais lento dos conteúdos para quem tivesse acionado um bloqueador de anúncio. Além disso, uma notificação passou a ser exibida na tela com aviso de que tais ferramentas violam os termos de serviço da empresa e oferecia a assinatura do YouTube Premium com uma alternativa para ver os vídeos sem anúncios.

Lentidão no YouTube

Segundo vários fóruns de discussão no Reddit, uma nova onda de lentidão atinge as pessoas que tentam acessar o YouTube com bloqueadores de anúncios instalados. Nas últimas horas, vários comentários foram publicados nesses posts com relatos de insatisfação e, ao mesmo tempo, resistência contra o plano pago.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Don’t give up!
by u/Puzzleheaded-Blood54 in youtube

Muitos usuários aproveitaram o espaço para lembrar que, até um tempo atrás, os anúncios no YouTube eram curtos e tinham menor frequência. “Quando era apenas um anúncio pulável após cinco segundos eu não me importava nem um pouco, mas hoje em dia é simplesmente insuportável, nunca vou desligar o Adblock a menos que volte a ser como era (isso nunca vai acontecer)”, escreveu cannedbarnacle.

Entre os relatos, há ainda pessoas que pagam pelo plano Premium e mesmo assim enfrentam a lentidão da plataforma porque têm bloqueadores de anúncios habilitados para outros fins. Isso indica que o YouTube limita o desempenho mesmo para quem paga pelo serviço, apenas por ter um bloqueador de anúncio instalado no computador.

Segundo esses comentários no Reddit, o YouTube só voltou a funcionar corretamente após a remoção de todos os bloqueadores e extensões com essa função dos navegadores.

Golpes em anúncios

Além da questão com os bloqueadores, os anúncios do YouTube também foram motivos de outra discussão entre o público no Reddit: a exibição de golpes e conteúdos impróprios — em um claro sinal de que não há uma moderação humana sobre os materiais.

Propagandas enganosas e que oferecem recompensas em dinheiro para as pessoas clicaram nos anúncios começaram a ser exibidas na plataforma. Nos relatos, alguns usuários revelaram ter visto vídeos de conteúdo adulto e deepfakes de celebridades, o que viola as regras da própria plataforma.

YouTube is advertising scams that impersonate YouTubers and steal your life savings alongside content from the actual YouTuber
by u/werdmouf in youtube

Segundo os comentários do público, o YouTube derrubou esses anúncios após eles terem sido reportados. Porém, o que mais chama a atenção é a falta de fiscalização da companhia sobre o conteúdo desses anúncios — ainda mais quando a frequência de exibição se torna mais agressiva ao público no plano gratuito.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!