Patriot anuncia memórias DDR5 com velocidades de 6400 MT/s garantidas
Daniel Trefilio
Patriot anuncia memórias DDR5 com velocidades de 6400 MT/s garantidas

A Patriot anunciou estar desenvolvendo novas memórias DDR5 -6400 que garantem taxas de 6400 MT/s independente da qualidade dos controladores de memória dos processadores (IMC). Os novos módulos contam com driver de frequência dedicados para sempre garantir a taxa de transferência nominal das memórias, e possibilitar overclocks ainda mais rápidos.

Na prática, os drivers dedicados são chips integrados que funcionam como buffer entre os controladores e os chips NAND. A tecnologia não é nova, já estando presente em produtos específicos da TeamGroup , mas o principal uso da tecnologia é em memórias RDIMM para servidores.

Novas velocidades-base estáveis

Atualmente, os padrões de memória DDR5 variam de 4800 MT/s a 5600 MT/s, e taxas de transferência mais elevadas dependem de utilizar perfis de overclock, como o Intel XMP e AMD EXPO . Isso porque é preciso garantir o máximo de compatibilidade das memórias com todo o portfólio de processadores com suporte a DDR5, dos modelos topo de linha aos mais simples.

Ao introduzir um buffer integrado nos próprios módulos DDR5, é possível elevar as frequências das memórias, e consequentemente as taxas de transferência, independente do IMC da CPU. Além de permitir uma velocidade base muito superior aos atuais 4800 MT/s, será possível implementar perfis de overclock ainda mais agressivos, sem depender de ajustes manuais de tensão.

Naturalmente, tecnologias exclusivas tornam produtos eletrônicos sempre mais caros, e as memórias da Patriot não devem ser exceção. Sendo assim, na prática, ao menos em um primeiro elas serão voltadas para uma fatia mais específica de consumidores, e a popularização da tecnologia irá depender muito da resposta do mercado e da indústria à novidade.

🛒 Compre memórias DDR5 para desktop pelo melhor preço!

🛒 Compre memórias DDR5 para notebook pelo melhor preço!

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!