HarmonyOS Next da Huawei será lançado ao público no final de 2024
André Lourenti Magalhães
HarmonyOS Next da Huawei será lançado ao público no final de 2024

Sistema operacional “puro” da Huawei e sem suporte a apps do Android, o HarmonyOS Next ganhou uma janela de lançamento ao público geral. A fabricante confirmou que a versão estável do SO será lançada na China no quarto trimestre deste ano, ou seja, entre outubro e dezembro.

Além da data de lançamento, a empresa também divulgou um teaser com alguns destaques da interface do novo sistema. Alguns aspectos lembram o Android, como o painel de ações rápidas, enquanto a tela principal nos computadores e tablets tem uma inspiração evidente no Dock do macOS. O vídeo ainda conta com os termos “espacial”, “cores vivas” e “imersivo” para classificar a UI:

O site Sparrows News informa que o sistema operacional também pode receber o nome “Galaxy Edition” na China e já teve uma prévia disponibilizada para desenvolvedores. É importante ressaltar que o SO será lançado somente no mercado local, enquanto os aparelhos lançados no mercado internacional continuam com suporte à EMUI com Android .

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

O que é o HarmonyOS Next

O HarmonyOS Next é um sistema operacional independente desenvolvido pela Huawei na China, projetado para todo o ecossistema de aparelhos da fabricante. O antecessor HarmonyOS era desenvolvido com base na biblioteca de código aberto do Android e até aceitava a instalação de apps do sistema operacional do Robozinho, mas a fabricante já confirmou que a nova versão será incompatível com esses aplicativos.

A Huawei adota um SO próprio desde 2019 e isso serviu como uma alternativa para evitar as sanções impostas pelo então presidente dos EUA Donald Trump. Agora, a fabricante busca uma autonomia completa em relação ao Android.

De acordo com dados do site Huawei central, mais de 200 aplicativos exclusivos ao HarmonyOS Next já estão em desenvolvimento e cerca de 800 milhões de dispositivos já usam o sistema próprio da empresa. Algumas estimativas apontam que o software poderia ultrapassar o iOS em número de usuários na China .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!