Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy é apresentado com poucas mudanças
Renan da Silva Dores
Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy é apresentado com poucas mudanças

Com a estreia da família Galaxy S24 nesta quarta-feira (17), a Samsung e a Qualcomm confirmaram que a nova linha de smartphones adota uma versão personalizada exclusiva do chipset premium mais recente da série Snapdragon 8, o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy. As marcas ainda não trouxeram a ficha técnica completa da plataforma, mas revelaram boa parte das mudanças e, ao que tudo indica, as diferenças são ainda menores que as vistas no ano passado com o Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy.

O anúncio oficial destaca algumas das novidades do processador já vistas no lançamento em outubro do ano passado , incluindo Wi-Fi 7, Ray Tracing aprimorado e a tecnologia de som via Bluetooth LE Audio , que promete melhor qualidade e menor consumo de energia. Também são citados "ganhos de 20% em CPU, 30% em GPU e 41% em NPU" (a unidade de processamento de IA) em comparação ao Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, usado na família Galaxy S23.

Dito isso, o principal foco das gigantes foi destacar "o poder da IA", citando os recursos mostrados durante o Galaxy Unpacked . Estão entre eles a tradução de chamadas em tempo real com o Live Translate, a edição generativa de fotos e vídeos, a transcrição mais inteligente de gravações de áudio, o app de notas capaz de resumir e formatar automaticamente as anotações, e a função Circule para Pesquisar , desenvolvida em parceria com o Google.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

A princípio, as informações passam a impressão de que as funcionalidades seriam uma exclusividade da variante "for Galaxy", mas é preciso lembrar que tivemos neste ano o retorno dos chips proprietários da Samsung, com o lançamento do Exynos 2400 , usado no Galaxy S24 e Galaxy S24 Plus — os recursos presentes no Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy também precisam ser compatíveis com a solução própria da gigante sul-coreana.

Isso é um sinal de que as mudanças em relação ao Snapdragon 8 Gen 3 são menos expressivas que as do ano passado, algo reforçado pelas partes da ficha técnica que já são conhecidas: a CPU da novidade possui oito núcleos em configuração 1 + 5 + 2, composta de um um Cortex-X4 de máxima performance rodando a até 3,39 GHz, três Cortex-A720 de alto desempenho a 3,1 GHz, mais dois Cortex-A720 operando a 2,9 GHz e dois Cortex-A520 de alta eficiência a 2,2 GHz.

A combinação é idêntica à do 8 Gen 3 padrão, com exceção das velocidades — o Cortex-X4 está 90 MHz mais veloz frente aos 3,3 GHz do chip tradicional, mas os outros núcleos sofreram reduções de 50 MHz a 70 MHz. Apesar de possivelmente serem imperceptíveis na prática, a queda dos clocks existe, e deve ser um esforço de Samsung e Qualcomm para manter o aquecimento e o consumo sob controle.

Já há especulações sugerindo que a diferença menor deste ano abre margem para um eventual Snapdragon 8 Plus Gen 3, mas pode não ser uma boa ideia se empolgar com essa possibilidade. Os ajustes na CPU são indício que o hardware já está sendo levado ao limite, possivelmente exigindo que mudanças mais drásticas, como um novo processo de fabricação, fossem implementadas para termos mudanças significativas.

De toda forma, vai ser preciso esperar para vermos tanto os benefícios práticos que o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy traz à família Galaxy S24, quanto se a Qualcomm vai realmente apostar em um Snapdragon 8 Plus Gen 3 neste ano. Ao menos no primeiro caso, a espera não deve ser muito longa — os primeiros reviews dos novos celulares da Samsung devem ir ao ar nos próximos dias.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!